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SETOR EDUCAÇÃO
Colocar uma educação de qualidade no âmago do desenvolvimento.
Desde a sua criação em 1945, a missão da UNESCO tem sido contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, sendo a educação uma de suas principais atividades para alcançar este objetivo.
A Organização é comprometida com uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, a realização do direito de todos à educação e à crença de que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano, social e económico.
Os objetivos educativos da UNESCO apoiam o Programa da Educação para Todos (EPT), para assegurar a liderança global e regional na educação, para fortalecer os sistemas de ensino em todo o mundo desde a infância até a idade adulta, e para responder aos desafios globais contemporâneos através da educação.
Como a única agência das Nações Unidas com um mandato para cobrir todos os aspetos da educação, o trabalho da UNESCO abrange o desenvolvimento da educação do pré-escolar até ao ensino superior, incluindo o ensino técnico e profissional e de formação, a educação não-formal e de alfabetização. A Organização concentra-se em aumentar a equidade e o acesso ao ensino, melhorando a qualidade e garantindo que a educação desenvolve conhecimentos e competências em áreas como o desenvolvimento sustentável, o HIV e AIDS, direitos humanos e igualdade de gênero. A UNESCO trabalha com os governos e também com uma ampla gama de parceiros para tornar os sistemas educativos mais eficazes,.
A educação é um dos principais campos de atividades da UNESCO.
Desde a sua criação em 1945, a Organização tem trabalhado para melhorar a educação em todo o mundo acreditando que a educação seja a chave para o desenvolvimento social e econômico.
A Organização tem como objetivo ajudar a construir um mundo sustentável com sociedades justas, promover a paz, celebrar a diversidade e a defesa dos direitos humanos.O Setor de Educação é composto por cerca de 400 funcionários em todo o mundo. Eles estão sedeados na sede da UNESCO em Paris, em escritórios de campo e Institutos e Centros da UNESCO especializados em educação.O setor está sob a autoridade do Diretor-Geral Adjunto para a Educação. O Assistente do Diretor-Geral é o responsável pelo Escritório Executivo.
História do setor da Educação
A sua Missão
As publicações
Normas e padrões
50 anos para a Educação
Convenções na área da Educação
Convenção Regional Revista Ásia-Pacifico sobre a Convenção para o Reconhecimento de Qualificações no Ensino Superior
Tóquio, 26 de novembro de 2001
Recomendação Revista sobre as Qualificações relativas ao Ensino Superior na Região Europa
2 de novembro de 2001
Convenção sobre o Reconhecimento das Qualificações no Ensino Superior na Região Europa
Lisboa, 11 de abril de 1997
Recomendação sobre o Reconhecimento de Estudos e Qualificações no Ensino Superior
13 de novembro de 1993
Convenção sobre o Ensino Técnico e Profissional
Paris, 10 de novembro de 1989
Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Estudos, Certificados e Graus no Ensino Superior, na Ásia e Pacífico
Bangkok, 16 de dezembro de 1983
Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Estudos, Certificados, Graus e outras qualificações académicas no Ensino Superior nos Estados Africanos
Arusha, 5 de dezembro de 1981
Convenção sobre o Reconhecimento de Estudos, Diplomas e Graus relativos ao Ensino Superior nos Estados pertencentes à Região Europa
Paris, 21 de dezembro de 1979
Convenção sobre o Reconhecimento de Estudos, Diplomas e Graus no Ensino Superior nos Estados Árabes
Paris, 22 de dezembro de 1978
Carta Internacional sobre Educação Física e Desporto
21 de novembro de 1978
Convenção sobre o Reconhecimento de estudos e Diplomas no Ensino Superior nos Estado Árabes e Europeus na fronteira do Mediterrâneo
Nice, 17 de dezembro de 1976
Recomendação sobre o Desenvolvimento da Educação de Adultos
26 de novembro de 1976
Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Estudos, Diplomas e Graus em Educação Superior na América Latina e Caraíbas
Cidade do México, 19 de julho de 1974
Recomendação sobre a Educação para a Compreensão Internacional, Cooperação, paz e Educação relacionado com os Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais
19 de novembro de 1974
Recomendação sobre o estatuto dos Professores
5 de outubro de 1966
Protocolo Instituidor da Conciliação e a Comissão dos Bons Ofícios responsável pela resolução de Litígios que possam surgir entre os Estado parte para a Convenção contra a Discriminação na Educação
Paris, 10 de dezembro de 1962
Convenção contra a Discriminação na Educação
Paris, 14 de dezembro de 1960
Recomendação contra a Discriminação no Domínio da Educação
14 de dezembro de 1960