forum redes banner prancheta 2

 

Realizou-se no passado dia 30 de novembro o 1º Fórum Nacional das Redes UNESCO em Portugal.

O Fórum, organizado pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU), com o apoio do Mosteiro da Batalha, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Beja e do Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial, e que contou com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros na sessão de abertura, reuniu a grande família das Redes UNESCO presentes no nosso pais, nomeadamente, a Rede de Cátedras UNESCO, das Escolas Associadas, das Bibliotecas Associadas à CNU, dos Clubes UNESCO, dos Sítios do Património Mundial de Portugal, das Reservas Mundiais da Biosfera, dos Geoparques Mundiais da UNESCO, das Cidades Criativas e das Cidades de Aprendizagem.

Para além da promoção do interconhecimento e a aproximação entre as redes, houve lugar à reflexão sobre o futuro da UNESCO em Portugal, numa mesa redonda que reuniu personalidades de reconhecido mérito em áreas de intervenção da UNESCO.

O dia terminou com uma atuação do Grupo Coral Cantadores do Desassossego, de Beja,  nos claustros do mosteiro. O Cante Alentejo foi inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2014.

Esta primeira edição do Fórum das Redes insere-se nas comemorações do 40º aniversário da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal.

 

                                                       img 0214   img 9734 

                                                       img 0285   img 9756  

  • Partilhe