encontrosfilosoficos2018

Açores - De 16 a 20 de abril 2018

A Escola Secundária Manuel de Arriaga e o Centro Local de Aprendizagem Madalena da Universidade Aberta promove,  entre os dias 16 e 20 de abril, os XXV’s Encontros Filosóficos, este ano subordinados ao tema Ser no Mundo: Vias Para Uma Sociedade Sustentável.

O encontro terá lugar nas ilhas do Triângulo – Faial, Pico e São Jorge  e pretende,na senda das anteriores edições, contribuir para uma maior aproximação, interação proativa e mobilização de sinergias conducentes a um ideal daquele que foi o mentor do ideal da Comunidade do Canal.

O principal objetivo destes Encontros é precisamente apresentar uma reflexão consciente, crítica e, eventualmente, transformadora de práticas conducentes a uma ação responsável e proativa, sendo este ano inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) 2015-2030, adotados pela maioria dos países das Nações Unidas.

O programa é vasto, pluridisciplinar e integra especialistas de diferentes áreas do conhecimento – desde a Ecologia Ambiental, Social e Pessoal, aos Direitos Humanos e ao problema da Paz. Integra ainda, a Educação, as Artes e o Conhecimento necessário à preservação do Património Cultural e Ambiental, numa perspetiva holística.

Como já vem sendo habitual, pretende-se com as problemáticas apresentadas uma reflexão consciente, crítica e, eventualmente, transformadora de práticas conducentes a uma ação responsável, ponderada e proativa, alicerçada em dinâmicas concertadas e promotoras de uma construção pessoal, social, de cidadania plena e num âmbito mais alargado, uma preocupação que visa a biosfera, o bioma, enfim, o Planeta como um lugar de todos e todas as espécies.

Consulte o Programa dos XXV’s Encontros Filosóficos aqui.

 

  • Partilhe