internet for trust

Teve lugar, de 21 a 23 de fevereiro, a conferência da UNESCO "Para uma Internet de confiança", dedicada à discussão do projeto de diretrizes mundiais para a regulação das plataformas digitais, à salvaguarda da liberdade de expressão e ao acesso à informação.

A conferência, que reuniu 4300 participantes (presencial e online) reuniu diversos tipos de intervenientes, incluindo governamentais, reguladores independentes, empresas da área digital, universidades, a comunidade técnica e a sociedade civil. As discussões centraram-se em diferentes questões, nomeadamente em como tornar as plataformas mais transparentes e desenvolver políticas e práticas governamentais de conteúdos de acordo com as normas dos direitos humanos; estabelecer um equilíbrio entre a Inteligência Artificial e a moderação humana; promover um maior envolvimento da sociedade civil, jovens, influenciadores e outros agentes com vista à construção de uma Internet de confiança.

O diálogo mundial como ferramenta para discutir as orientações foi bem acolhido pelos vários intervenientes, entre os quais a Comissária Europeia responsável pela pasta dos Valores e da Transparência, Věra Jourová. No entanto, os participantes concordaram sobre o facto de existirem ainda muitas questões a discutir, no seguimento de um processo multissetorial, em particular com intervenientes do hemisfério sul.

Os pontos de reflexão resultantes dos vários painéis de discussão e os comentários do público, presencial e online, serão analisados nos próximos meses. A UNESCO continuará a receber comentários sobre as diretrizes até ao dia 8 de março. Os contributos podem ser submetidos através da plataforma de comentários online. Espera-se que um novo projeto se encontre disponível até ao final do mês de março de 2023.

Enquanto agência da ONU com mandato no domínio da defesa e da promoção da liberdade de expressão, a UNESCO procura orientar os processos de regulação do ecossistema digital através de uma abordagem baseada nos direitos humanos.

 

Saiba mais em: https://www.unesco.org/en/internet-conference

  • Partilhe