ano europeu do patrimonio cultural 2018

A Comissão Nacional da UNESCO participou no lançamento do Ano Europeu do Património Cultural – 2018, que teve lugar no Museu de Arte Popular de Lisboa, no dia 21 de setembro. Durante o evento ocorreu a mesa redonda "Património e Natureza".

2018 foi declarado o Ano Europeu do Património Cultural, com o objetivo de celebrar a diversidade e a riqueza do património cultural europeu e de sensibilizar os cidadãos para a História e valores europeus, de modo a promover o diálogo intercultural e a coesão social.

O evento pretende demonstrar as diferentes oportunidades oferecidas pelo património cultural, bem como os desafios que este enfrenta, nomeadamente as mudanças digitais, a pressão ambiental e física colocada sobre os locais de interesse cultural e ainda enfatizar o papel que este tem a nível económico e de estabelecimento e fortalecimento de relações entre entidades, através de iniciativas de valorização, proteção e reabilitação do património.

A ideia surgiu em 2014 e foi formalizada pela Comissão Europeia em 2016. Durante o ano de 2018, serão realizadas diversas práticas no âmbito de programas já existentes, como o Horizonte 2020 e a Europa Criativa, que terão alcance a nível local, regional, nacional e europeu, e serão criados outros projetos, entre os quais o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2018, o Programa dos 7 Mais Ameaçados e o Fórum Europeu do Património Cultural, nos quais a participação de organizações estatais e de entidades de promoção cultural será essencial.

Nas palavras do coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural, Guilherme d’Oliveira Martins, esta iniciativa permitirá compreender que “a proteção do património cultural, no contexto de uma identidade aberta e plural, e a sua ligação à qualidade da criação contemporânea podem corresponder a uma visão integrada do desenvolvimento, capaz de preservar uma cultura de paz.”

O Ano Europeu do Património Cultural será oficialmente lançado pela Comissão Europeia em dezembro de 2017.

  • Partilhe