A Comissão Nacional da UNESCO, em colaboração com as redes UNESCO, tem vindo a celebrar a Semana da Educação Artística da UNESCO, que se comemora todos os anos, na 4ª semana de maio.


Foi em 1999, na 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO que o Diretor-Geral lançou um apelo internacional para a promoção da educação artística e criatividade na escola, tendo sido iniciado desde então, ações com o objetivo de reforçar a consciência mundial sobre a importância do papel da criatividade e das disciplinas de arte na escola, reconhecendo a UNESCO, “a importância do reforço dos vínculos entre criações artísticas e a sociedade, destacando a contribuição das artes para o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos indivíduos”.


Assim, a Comissão Nacional da UNESCO, em coorganização com as escolas associadas da UNESCO, bibliotecas e cidades de aprendizagem, têm realizado esta celebração, cujos momentos sempre se caracterizam por muita emotividade, partilha, aprendizagem, alegria e solidariedade.

 

PROGRAMA 2022

Semana da Educação Artística – Educação Artística para a Paz

23 de maio - Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Funchal, Madeira    

(lançamento)

                      Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, Funchal, Madeira (lançamento)

24 de maio - Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

25 de maio - Associação de Jardins-Escola João de Deus, Lisboa

27 de maio - Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, Terceira, Açores

                    - Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Terceira, Açores

 

"(...) Por ocasião da Semana Internacional da Educação Artística - 2022, peço a todos os parceiros da UNESCO, todos os governos e todas as instituições educacionais

para trazer a educação artística e cultural para o primeiro plano. Para construir o mundo de amanhã, precisamos entender a diversidade de culturas, e a  riqueza

que elas trazem para as nossas vidas; aprender a cantar, dançar e desenhar é tão vital quanto aprender a ler, escrever e contar."

Audrey Azoulay

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião da Semana da Educação Artística da UNESCO 2022

semana educacao artistica 4

semana educacao artistica 7

semana educacao artistica 3

semana educacao artistica 8

semana educacao artistica 6

semana educacao artistica 1

semana educacao artistica 2

semana educacao artistica 5

  • Partilhe