amalia centenario 2021

23 Julho, 1920 - 06 Outubro, 1999

Celebra-se hoje o 101º aniversário do nascimento de Amália Rodrigues.

A 40ª Conferência Geral aprovou a lista de aniversários aos quais a UNESCO se associa no biénio de 2020 2021, nomeadamente ao centenário do nascimento de Amália Rodrigues, fadista, compositora e atriz portuguesa.

A proposta de associação foi apresentada por Portugal, com o co-patrocínio de Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França e Moçambique, e havia sido endossada pelo 206º Conselho Executivo, em abril de 2019. Com esta decisão a UNESCO reconhece o impacto e o legado de Amália, valorizando o fado, que foi inscrito em 2011 na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A UNESCO celebra eventos históricos e aniversários de personalidades que contribuiram para a civilização que partilhamos, contribuindo para o enriquecimento mútuo da cultura, para a compreensão universal e para a paz.
Os aniversários aos quais a UNESCO se associa devem dizer respeito a personalidades de estatura verdadeiramente universal, nomeadas apenas a título póstumo e a eventos de alcance universal ou de importância regional, indiscutivelmente conhecidos além fronteiras do seu próprio país, de forma a refletir os ideais, valores, diversidade cultural e universalidade da Organização.

A carreira internacional de Amália Rodrigues foi das mais longas e globais de todo o século XX.  Assim, as comemorações do Centenário do seu nascimento privilegiaram a promoção internacional do legado de Amália, quer através da transmissão de concertos online, projetos educativos, exposições, entre outros.

 

Consulte o Programa do centenário e saiba quais os próximos eventos em: 

http://centenarioamaliarodrigues.pt/

https://amaliarodrigues.pt/

 

  • Partilhe