2018 03 28 16.49.14

Teve lugar, em Elvas, a 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, a assinatura do protocolo de criação do Clube UNESCO para as Artes e Ofícios do Património entre a Comissão Nacional da UNESCO, a Câmara Municipal de Elvas e a Associação InCIDADES.

Este Clube UNESCO terá a sua sede no CAOP – Centro de Artes e Ofícios do Património, provisoriamente instalado no edifício do Conselho de Guerra, em Elvas, e desempenhará um papel ativo na promoção de atividades de formação, preservação e apresentação do património cultural visando o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O CAOP é um projeto da Associação InCIDADES, desenvolvido em cooperação com a Câmara Municipal de Elvas e integrado na Euro cidade Elvas/Campo Maior/Badajoz que visa a capacitação e promoção do desenvolvimento social e económico através da preservação dos saberes e saberes-fazer locais.

O CAOP irá desenvolver cursos de formação profissional de curta duração (25 horas) centrados no desenvolvimento e incremento de competências profissionais, nas diversas artes e ofícios da construção tradicional, exigidas no mercado da reabilitação. Estes cursos procuram dar uma resposta às empresas do sector e a diferentes públicos-alvo: profissionais, jovens que pretendam seguir a via profissional e adultos desempregados, ou não, que pretendam obter formação nesta área profissional. Está igualmente previsto o desenvolvimento de oficinas, encontros com especialistas e passeios, visando constituir-se como um ponto de encontro da comunidade e seu motor de apropriação do Património. Este centro será, também, um ponto de contacto entre as empresas e os particulares com profissionais qualificados.

A salvaguarda do património cultural imaterial não se faz apenas mediante a inscrição nas listas da UNESCO, faz-se através do desenvolvimento, a nível nacional, de projetos e iniciativas de sensibilização, capacitação e transmissão deste património que faz parte da nossa cultura e identidade. Estas intervenções, a desenvolver em parceria com as comunidades, constituem o cerne das medidas de salvaguarda e podem muito positivamente ser mediadas através de organizações voluntárias como é o caso dos Clubes UNESCO.

O Clube UNESCO para a Salvaguarda das Artes e Ofícios do Património desenvolverá atividades em várias áreas de intervenção da UNESCO, nomeadamente o Património edificado, o Património imaterial e a Educação ao longo da vida.

Saiba mais sobre o CAOP

Saiba mais sobre os Clubes UNESCO

  • Partilhe