patrimonito imagem

A série animada, intitulada Patrimonito´s World Heritage Adventuresfoi lançada em 2002 e apresenta um personagem de desenho animado chamado Patrimonitoque ajuda as crianças a conhecer os locais do Património Mundial e os desafios que enfrentam, além de propor uma solução para ajudar a conservar estes locais.

Estas curta-metragens de animação pretendem mobilizar os jovens (entre os 12 e os 18 anos), para uma participação ativa na preservação do Património Mundial.

Os jovens são convidados a expressar as suas idéias através de desenhos em forma de storyboard e submetê-los à UNESCO. Desta forma, os jovens podem desenvolver habilidades de pensamento crítico sobre a conservação do património no seu próprio país.

Este ano, a UNESCO decidiu abrir o concurso ao nível internacional  e convidar a abordar o tema O Património Mundial e as Alterações Climáticas.

Os melhores storyboards serão selecionados por um júri internacional e os resultados serão divulgados por todo o mundo.

As diretrizes para a participação encontram-se em anexo e também on line no link:   https://whc.unesco.org/en/patrimonito-2022/  

Pedimos que os trabalhos sejam enviados diretamente para o email: PatrimonitoCompetition@unesco.org i.yousfi@unesco.orgcom o email desta Comissão Nacional em cc: cnu@mne.pt até ao dia 16 de outubro de 2022.

Para mais informações, poderão contactar a Senhora Ines Yousfi, ponto focal do Programa de Educação para o Património Mundial i.yousfi@unesco.org e / ou a Senhora Pravali Vangeti p.vangeti@unesco.org do Centro do Património Mundial.

 

  • Partilhe