catedras

Foi formalmente constituída no dia 11 de outubro de 2016 a Rede de Cátedras UNESCO em Portugal, numa cerimónia presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. Estiveram presentes os reitores/vice-reitores das universidades e os coordenadores das seis Cátedras UNESCO portuguesas, os promotores de duas candidaturas a cátedras já propostas e em fase de avaliação e representantes de universidades interessadas em criar Cátedras UNESCO.

Em seguida decorreu a primeira reunião da Rede de Cátedras, presidida pela Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, no decurso da qual os coordenadores ou representantes de cada cátedra fizeram um breve resumo das mesma e dos projetos em curso e a desenvolver.

A Comissão Nacional da UNESCO fez uma apresentação sobre a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável apelando às Cátedras UNESCO que desenvolvam atividades nesse âmbito.

Foi ainda discutido o Plano de Ação da Rede para 2016-2017 que prevê, entre outras iniciativas, a organização em Portugal de uma conferência internacional para assinalar o 25º aniversário do Programa Cátedras UNESCO.

Intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Ler.

unitwin

  • Partilhe