cidadao ciberinformado 2023

A quarta edição do Curso Cidadão Ciberinformado, que agora conta com mais um módulo (6.º) desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), pelo INESC-ID e pela Lusa pretende combater o discurso de ódio que potencia a disseminação fácil, rápida e praticamente incontrolável da desinformação, constituindo uma ameaça às sociedades democráticas. O módulo em causa começa com a definição de discurso de ódio, e demonstra, através de exemplos algumas estratégias retóricas e discursivas utilizadas pelos que praticam este tipo de discurso. Numa fase seguinte, são apresentados métodos de combate ao discursos de ódio, nomeadamente, a utilização de contra narrativas, a demonstração de incongruências e falácias, o recurso ao humor, a identificação e/ou solidarização com o grupo de alvo e ainda a denúncia do autor de discurso de ódio.

Recorde-se que a desinformação não é um fenómeno novo. Desde a antiguidade que é um método de manipulação utilizado por diversos atores e por motivações políticas, militares ou económicas, por exemplo. E ainda hoje o próprio jornalismo é ameaçado por poderes e interesses que procuram colocar em causa a qualidade e a verdade da informação veiculada, nomeadamente em regimes autoritários. Contudo, com o aparecimento da Internet e o desenvolvimento das tecnologias de informação e das redes sociais, a desinformação tornou-se um fenómeno mais intenso, disseminado e fácil de produzir, colocando em risco a qualidade da informação consumida pelos cidadãos em contexto democrático.

Este fenómeno tem hoje um impacto que obriga a que cada um tenha instrumentos que ajudem a distinguir a informação fidedigna da falsa. Por isso, o CNCS e a Lusa consideraram importante a criação deste novo módulo, numa perspetiva de responsabilidade social, de forma a ajudar todos os cidadãos a desenvolver competências e a adquirir técnicas de identificação de informação manipulada. Para que possam beneficiar plenamente do mundo digital e possam também exercer os seus direitos e deveres de cidadania de forma consciente e assente em informação factual e rigorosa.

O curso em causa é composto por cinco módulos teóricos com conteúdos relacionados com o tema das fake news: o que são, como se propagam, como combatê-las, assim como algumas técnicas para verificar se uma notícia ou informação partilhada online é verdadeira.

Os interessados, poderão inscrever-se aqui .

  • Partilhe