Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução A/RES/74/135) proclamou o período entre 2022 e 2032 como Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), para chamar a atenção global para a situação crítica de muitas línguas autóctones e para mobilizar as partes interessadas e recursos para a sua preservação, revitalização e promoção.

A proclamação de uma Década Internacional é um resultado fundamental do Ano Internacional das Línguas Indígenas 2019, para o qual a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lidera os esforços globais. A Organização continuará a servir como agência líder da ONU para a implementação da Década Internacional, em cooperação com o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) e outras agências relevantes das Nações Unidas.

A Década Internacional visa assegurar aos povos autóctones o direito de preservar, revitalizar e promover as suas línguas, e integrar a diversidade linguística e os aspetos multilinguismo nos esforços de desenvolvimento sustentável. Oferece uma oportunidade única de colaborar nas áreas do desenvolvimento de políticas e estimular um diálogo global num verdadeiro espírito de envolvimento abrangente, e de tomar o necessário para o uso, preservação, revitalização e promoção das línguas autóctones em todo o mundo.

Em linha com os objetivos da Década Internacional, a plataforma online DIL 2022-2032 visa construir uma comunidade global para línguas autóctones, facilitar a partilha de informações sobre atividades e eventos organizados em todo o mundo, promover recursos e ferramentas relevantes, reportar e monitorizar o progresso realizado, e criar novas oportunidades de intercâmbio e diálogo entre uma vasta rede de partes interessadas.

Saiba mais em: https://en.unesco.org/idil2022-2032

  • Partilhe