Onde?

Online, a partir de Nova Iorque 

Quando?

14:00 (Lisboa)

As celebrações do Dia Internacional da Educação em Nova Iorque são organizadas pela UNESCO e pelo Grupo de Amigos da Educação e da Aprendizagem ao Longo da Vida, em cooperação com o Presidente da Assembleia Geral da ONU, o Secretário-Geral da ONU e a Diretora-Geral da UNESCO.

No momento em que o nosso mundo se encontra num ponto de viragem histórico, celebramos hoje o quarto Dia Internacional da Educação. Desigualdades marcantes, um planeta danificado, polarização crescente e o impacto devastador da pandemia global colocam-nos  numa escolha geracional: continuar num caminho insustentável ou mudar radicalmente de rumo.

Com o objetivo principal de transformar o futuro surge uma necessidade urgente de restabelecer o equilíbrio das nossas relações entre nós, com a natureza e com a tecnologia que invada as nossas vidas. Estas podem oferecer oportunidades revolucionárias que, simultaneamente, levantam sérias preocupações sobre equidade, inclusão e participação democrática.

A educação é essencial para preparar o caminho para uma maior justiça e sustentabilidade, mas milhões de crianças, jovens e adultos são deixados para trás e ainda mais expostos à pobreza, violência e exploração. A pandemia da COVID-19 exacerbou uma crise pré-existente na educação. A utilização da tecnologia digital para a aprendizagem exacerbou a exclusão e as desigualdades de género. Sem medidas corretivas, mais apoio aos professores e maior financiamento, as perdas em matéria de aprendizagem e as taxas de abandono escolar continuarão a aumentar, invertendo o progresso para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e privando os jovens de um futuro de dignidade e oportunidade.

O Dia Internacional da Educação (24 de Janeiro) será um veículo para destacar as transformações mais importantes que devem ser promovidas para se alcançar o direito fundamental de todos à educação e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico. Decorrerá um debate sobre como reforçar o estatuto da educação como projeto social e bem comum, como orientar a transformação digital, como apoiar os professores, como salvaguardar o planeta e como libertar o potencial de todos para contribuírem para o bem-estar coletivo e para a nossa casa comum.

Objetivos do dia

- Gerar uma discussão sobre os principais fatores de desencadeamento das transformações para construir sistemas de educação mais equitativos e inclusivos que irão acelerar o progresso em direção ao ODS 4.

- Dar a conhecer as transformações que estão em ação cujo potencial é de fazer avançar a inclusão digital, competências verdes e sustentáveis, e igualdade de género.

- Mobilizar a vontade política para abordar as desigualdades gritantes no acesso e conclusão da educação, de acordo com o ODS4.

- Destacar as vozes dos estudantes sobre as mudanças e inovações que desejam para tornar a sua educação mais adaptadas às suas necessidades.

- Destacar as vozes dos professores sobre o futuro da sua profissão, especialmente como integrar a tecnologia na sua prática; refletir sobre como aprender e ensinar tendo em conta as novas competências e mentalidades que têm um impacto positivo no planeta e nos seus habitantes.

- Registe-se aqui para participar (Zoom)

- Assista ao evento online na UN Web TV

- Nota conceptual

  • Partilhe