Este ano, a celebração do Dia abordará o tema "Mulheres cientistas na vanguarda da luta contra a COVID-19" e reunirá especialistas de diferentes regiões do mundo que trabalham em áreas relacionadas com a pandemia.

Desde a sua proclamação pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência visa sensibilizar para a questão, celebrando a excelência das mulheres na ciência e recordando à comunidade internacional que a ciência e a igualdade de género devem andar de mãos dadas para enfrentar os grandes desafios mundiais e alcançar todos os objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A pandemia de COVID-19 demonstrou o papel crítico das mulheres investigadoras em diferentes fases da luta contra a COVID-19, do avanço dos conhecimentos sobre o vírus ao desenvolvimento de técnicas de teste e, finalmente, da vacina. Ao mesmo tempo, a pandemia da COVID-19 teve também um impacto negativo significativo nas mulheres cientistas, afetando em particular as que se encontravam no início das suas carreiras, contribuindo assim para alargar o fosso entre géneros já existente na ciência e revelando disparidades entre homens e mulheres no sistema científico, que precisam de ser abordadas através de novas políticas, iniciativas e mecanismos de apoio às mulheres e raparigas na ciência.

O evento será realizado online através da plataforma Zoom.  Haverá interpretação simultânea dos debates em inglês e francês.

Ver Programa aqui.

Inscrições aqui.

  • Partilhe