Entre 2006 e 2023, mais de 1.600 jornalistas foram mortos em todo o mundo. Cerca de 9 em cada 10 casos destes assassinatos estão judicialmente por resolver, de acordo com dados fornecidos pelo Observatório da Unesco de Jornalistas assassinados.
A impunidade conduz a mais assassinatos e é um sinal do agravamento dos conflitos e do colapso da lei e dos sistemas judiciais. A UNESCO está preocupada com o facto de a impunidade prejudicar sociedades inteiras ao encobrir graves violações dos direitos humanos, corrupção e crime. Os governos, a sociedade civil, os meios de comunicação social e todos os que se preocupam com a defesa do Estado de direito são convidados a juntar-se aos esforços globais para acabar com esta impunidade.
Foi em reconhecimento das consequências globais da impunidade, com enfoque nos crimes contra jornalistas, que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução A/RES/68/163, na sua 68.ª sessão, em 2013, que proclamou o dia 2 de novembro como o "Dia Internacional para o fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas" (IDEI).
Comemoração global de 2023
Este ano, a principal comemoração deste Dia Internacional está programada para os dias 2 e 3 de novembro de 2023, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington D.C.
Organizado pela UNESCO, em parceria com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE), o evento visa fortalecer os laços entre organizações e atores envolvidos na promoção da liberdade de expressão e reforçar uma resposta coordenada às ameaças enfrentadas pelos jornalistas.
Este importante evento incluirá vários painéis e debates, reunindo um grupo diversificado de partes interessadas, incluindo antigos relatores especiais, universidades, organizações da sociedade civil, Estados, Agências das Nações Unidas e outras personalidades que se empenham em melhorar a segurança dos jornalistas em todo o mundo.
Assista online a esta celebração em: https://www.youtube.com/watch?v=nbdr7boDu9w
Saiba mais sobre esta efeméride em: https://www.unesco.org/en/days/end-impunity
Leia a Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay para este Dia.