dia mundial das cidades banner unesco 2019Por ocasião do Dia Mundial das Cidades, celebrado a 31 de outubro, a UNESCO elegeu  66 áreas urbanos que vão integrar a Rede das Cidades Criativas da Organização, que conta agora com um total de 246 membros.

A Rede reúne cidades que baseiam o seu desenvolvimento na criatividade, seja através da música, do artesanato e artes populares, do design, do cinema, da literatura, das artes e media ou da gastronomia.

As cidades criativas da UNESCO comprometem-se a colocar a cultura no centro das suas estratégias de desenvolvimento e a partilhar as suas melhores práticas. "Em todo o mundo, essas cidades, cada uma à sua maneira,  na sua estratégia, fazem da cultura o pilar, e não um acessório", refere a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay. "Esse facto favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações mais jovens".

A 31 de outubro, a UNESCO e funcionários de 24 cidades no mundo inteiro celebrarão o Dia Mundial das Cidades, mobilizando as diferentes redes urbanas da Organização que assentam não só na cultura, como também no acesso, na  inclusão, na educação para a cidadania global, na defesa dos direitos, na economia e emprego, assim como na prevenção e das alterações climáticas.

A celebração, uma ocasião para "diálogos urbanos", mostrará cidades excepcionais que contam com inovação e inteligência coletiva para moldar seu futuro. 

Resultado de uma parceria entre a UNESCO e o Observatório Netexplo, a celebração reconhecerá também dez cidades que utilizam inovação tecnológica de ponta ao serviço dos cidadãos para transformar cidades, de forma sustentável, cidades em todo o mundo.

Contando com uma rede global de 20 universidades, dez cidades serão premiadas pelo uso inovador das tecnologias digitais no seu desenvolvimento socioeconómico e ambiental.

 

  • Partilhe