dia oceano

Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova

por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos

Oceano Saudável, Planeta Saudável

8 de junho de 2016

2016 é o ano em que o mundo começa a implementar as promessas feitas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris para as Alterações Climáticas.

A mensagem da UNESCO no dia mundial dos oceanos é clara – o oceano é essencial para seguir em frente.

Apesar do crescente impacto das atividades humanas sobre o ambiente marinho, o mar continua a ser um importante guia na erradicação do maior desafio global de hoje: a pobreza extrema. O oceano é parte integrante do nosso planeta e uma componente essencial das vidas humanas, dos meios de subsistência e do ambiente que nos sustenta. Da pesca e turismo, ao transporte e regulação do clima, o oceano é a chave para a implementação da nova agenda global.

Especialmente para os países em desenvolvimento, as costas e o oceano fornecem múltiplas oportunidades económicas para garantir que ninguém ficará para trás em busca de um desenvolvimento sustentável mais equitativo e sustentável. Seja junto à costa ou no mar alto, longe de todos, salvaguardar os sítios da biodiversidade marinha é vital para assegurar a utilização sustentável de longo prazo dos preciosos recursos naturais.

A UNESCO, através da sua Comissão Oceanográfica Intergovernamental, trabalha em toda a linha para apoiar os seus Estados-Membros na aplicação do 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre o oceano e em todos os outros objetivos relevantes e metas, com base numa abordagem científica integrada e inclusiva. O desenvolvimento das capacidades nacionais de investigação científica marinha é uma pré-condição para a compreensão e preservação do oceano, o seu ambiente e os muitos recursos que fornece. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental está empenhada em promover o desenvolvimento de políticas nacionais que promovam uma consciência ambiental baseada no crescimento sustentável do oceano.

A nossa mensagem é que um oceano saudável é um planeta saudável, e um planeta saudável é absolutamente vital para o bem-estar das gerações futuras.

Seja na erradicação da pobreza ou na regulação do clima, a linha de fundo é que o oceano importa. A Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030, o Acordo de Paris, as negociações sobre a proteção da biodiversidade marinha em alto mar e outros enquadramentos políticos globais, todos têm caminhos definidos para preservar e curar a joia da coroa do nosso planeta.

O Dia Mundial dos Oceanos é a nossa oportunidade – como decisores, indústria, sociedade civil, ciência e tu e eu - para pender a balança a nosso favor e passar do Acordo para a significativa ação.

É por isso que na sede da UNESCO, em Paris e em muitos lugares em redor do mundo, estaremos mobilizados para o dia 8 de junho para um oceano saudável e um planeta saudável – junta-se a nós!

  • Partilhe