entrega medalhas mulheres ciencia2018 4

O Pavilhão do Conhecimento acolheu no dia 21 de março a cerimónia de entrega das Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência.

Esta iniciativa, promovida pela L´Oréal Portugal, pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia distingue, todos os anos, quatro jovens cientistas com projetos relevantes nas áreas da saúde e do ambiente e pretende motivar a entrada de mais mulheres no mundo das ciências, em prol de uma comunidade científica sustentada por uma política de igualdade de oportunidades, baseada no mérito.

Carina Crucho, investigadora no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, vai desenvolver nanopartículas inteligentes para levar o antibiótico exclusivamente ao seu alvo: as bactérias; Margarida Fernandes, bolseira de pós-doutoramento na Universidade do Minho está a criar um novo material capaz de estimular o crescimento de tecido ósseo; Dulce Oliveira, que estuda o clima do passado, no IPMA, vai reconstituir momentos dos últimos 800 mil anos, na costa atlântica ibérica e americana, através de grãos de pólen e, finalmente, Inês Bento, do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Universidade de Lisboa, vai estudar como o parasita da malária controla o tempo na sua adaptação ao hospedeiro, na esperança de abrir portas a uma nova terapêutica para a doença.

Foram estes quatro os projetos de investigação os escolhidos para a atribuição das Medalhas de Honra L´Oréal Portugal 2018, entre as mais de 70 candidaturas, nesta 14º edição do prémio. As laureadas receberão 15 mil euros de forma a aplicarem nos seus projetos de investigação.

Leia mais em: https://www.publico.pt/2018/03/21/ciencia/noticia/e-se-o-clima-do-passado-em-portugal-nos-dissesse-como-vai-ser-o-do-futuro-1807398

entrega medalhas mulheres ciencia2018 3

entrega medalhas mulheres ciencia2018 2

entrega medalhas mulheres ciencia2018 4

entrega medalhas mulheres ciencia2018 1

  • Partilhe