A candidatura das “Festas do Povo de Campo Maior” à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade foi hoje aprovada no decurso da 16ª sessão do Comité da Convenção.

As Festas do Povo constituem uma manifestação popular de grande participação da comunidade de Campo Maior, apresentando um conjunto de características singulares, designadamente a soberania da decisão da sua realização ”quando o povo quer”, a organização e preparação das festas a partir de cada rua da vila alentejana, a perícia da comunidade campomaiorense que, ao longo do ano, confeciona os muitos milhares de flores coloridas e originais com que irão ser decoradas as ruas do centro histórico e áreas adjacentes. Durante os cerca de nove dias das Festas, as ruas transformam-se em espaços de convívio e de partilha, atraindo milhares de visitantes.

Este é o nono elemento português inscrito nas Listas da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Assim, encontram-se já inscritos na Lista Representativa o “Fado, canção urbana popular de Portugal” (2011), a “Dieta Mediterrânica” (2013), o “Cante Alentejano, canto polifónico do Alentejo, sul de Portugal” (2014), a “Falcoaria, património vivo da humanidade” (2016), a “Produção de Figurado em Barro de Estremoz” (2017) e as “Festas de Inverno: Carnaval de Podence” (2019). Encontram-se incluídos na Lista do Património Cultural Imaterial que necessita de uma salvaguarda urgente a “Manufatura de chocalhos” (2015) e o “Processo de Confeção da Louça Preta de Bisalhães” (2016).

Nesta sessão do Comité do Património Cultural Imaterial foi também reinscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade a “Falcoaria, património vivo da humanidade”, agora numa candidatura multinacional de 24 países.

A 16ª sessão do Comité do Património Cultural Imaterial é transmitida em direto, podendo ser acedida a partir do link http://webcast.unesco.org/events/2021-12-16COM/.

A gravação desta sessão específica (sessão de dia 15/12, a parte relativa às ”Festas do povo” de Campo Maior encontra-se entre as seguintes horas: 4:45:00 e 4:50:00) estará em breve disponível em http://webcast.unesco.org/events/2021-12-16COM/

 

  • Partilhe