Na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, entre as 14h30 e as 16h00, o GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) irá promover o lançamento da Operação “7 Dias com os Media 2024” no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa (Telheiras), num evento de livre acesso ao público. 

Esta iniciativa, que desde 2013 se estabelece como a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática, celebra-se anualmente de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A 12.ª edição desta Operação promovida pelo GILM, de que a Comissão Nacional da UNESCO faz parte, elege como tema central “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”.

Neste evento de lançamento, serão apresentados dados relevantes sobre os discursos de ódio em Portugal. Esta apresentação servirá como ponto de partida para um debate alargado sobre a problemática e as possíveis soluções para enfrentá-la, moderado pelo jornalista Francisco Sena Santos. Os participantes que se juntam na mesa-redonda são António Mateus, jornalista da RTP; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril; Marisa Torres da Silva, Professora da FCSH / Universidade Nova; uma jogadora de futebol da Seleção Nacional e um representante da Linha Internet Segura.

Durante esta mesa-redonda, que promove um diálogo aberto e construtivo, a audiência terá a oportunidade de interagir diretamente com os convidados, participando ativamente através de perguntas e comentários.

Transmissão online no canal YouTube do GILM, sem necessidade de inscrição. 

Programa.

Para informação mais alargada aceda à nota de imprensa.

  • Partilhe