dia internacional alfabetizacao 2021

"Assim que aprenderes a ler, serás livre para sempre", disse o escritor e abolicionista americano Frederick Douglass.

Neste Dia Internacional, celebramos o poder da alfabetização e da educação, e o enorme progresso feito em apenas algumas décadas. De acordo com os nossos últimos dados, em 2019 mais de 86% da população mundial sabia ler e escrever, em comparação com 68% registados em 1979.

Contudo, atualmente, este direito fundamental de aprender a ler e a escrever está a ser posto em causa.

Acima de tudo está sob ameaça no Afeganistão, um país que tem registado progressos significativos ao longo dos últimos 20 anos.  Em Cabul e nas províncias afegãs, a UNESCO levou a cabo, desde 2006, a maior campanha de alfabetização da sua história, beneficiando mais de 1,2 milhões de afegãos, incluindo 800.000 mulheres afegãs.

A educação dos afegãos e afegãs deve continuar.  O futuro do país depende disso, pois a educação constitui não só um direito fundamental como também a melhor ferramenta para impulsionar o desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, em todo o mundo, o progresso da alfabetização continua a ser dificultado pela pandemia da COVID-19.

Assim, verificamos que a desigualdade digital agravou as disparidades educativas. De acordo com os nossos dados, o ensino à distância deixou de fora mais de 500 milhões de estudantes, impedidos de continuar a ler ou a escrever, ou mesmo até de iniciar a sua escolaridade.

A crise afetou também, desproporcionadamente, aqueles que já eram os mais marginalizados, particularmente os 773 milhões de jovens e adultos, dois terços dos quais são mulheres, que carecem de competências básicas de alfabetização e os 617 milhões de crianças e adolescentes que não atingiram níveis mínimos de competência em leitura antes da crise. Este vírus salientou, efetivamente, a importância fundamental da educação e a necessidade de acelerar os nossos esforços.

Desde o início da pandemia, a UNESCO tem demonstrado o seu grande empenho neste sentido, através do lançamento da Coligação Mundial para a Educação, uma iniciativa que reúne mais de 180 parceiros, operando em 100 países.

Lançámos dezenas de iniciativas para assegurar a continuidade educativa e a reabertura das escolas em segurança.  Em particular, a Coligação Mundial para a Educação, em parceria com a Aliança Mundial para a Alfabetização num quadro de aprendizagem ao longo da vida, implementou um programa de larga escala, em mais de 10 países, para formar 100.000 educadores, com o objetivo de fazerem o melhor uso possível das competências digitais e, assim,  promoverem a alfabetização de todos.

Ao celebrarmos este Dia Internacional da Alfabetização, a UNESCO gostaria de convidar todos os agentes do mundo da educação, e de outras áreas, a mobilizarem-se pela alfabetização de jovens, adultos e mulheres. Para que também eles tenham o direito de ser livres e de sonhar.

  • Partilhe