A candidatura do projeto transnacional “PCI da Raia Luso-Galega: um modelo de salvaguarda criado pela Ponte nas Ondas” foi inscrita no Registo de Programas, Projetos e Atividades que melhor refletem os princípios e objetivos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, no decurso da 17ª sessão do Comité da Convenção que decorre até ao dia 3 de dezembro.

Apresentado por Portugal e Espanha, o projeto desenvolvido pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas!, visa salvaguardar o património cultural imaterial da raia luso-galega, criando espaços onde essas práticas ocorrem e são transmitidas às gerações mais jovens. Começou em 1995, quando um grupo de professores de várias escolas primárias e secundárias de ambos os lados da fronteira, decidiu trabalhar em conjunto para manter, transmitir e disponibilizar contextos para manter viva a cultura patrimonial da sua raia. O projeto PNO! permitiu que os jovens se envolvessem na prática e transmissão das suas próprias tradições graças à divulgação do património cultural nas escolas, à formação de professores, à presença de detentores e praticantes nas salas de aula para partilharem os seus conhecimentos e experiências, bem como à utilização das tecnologias da informação e comunicação e dos recursos de rádio para transmitir, promover e valorizar o património cultural imaterial partilhado.

A entidade avaliadora do projetou felicitou os Estados Parte pelo dossier de candidatura bem preparado, que destaca o envolvimento das comunidades, grupos e indivíduos na salvaguarda de um património cultural imaterial partilhado e praticado de ambos os lados da raia. Acresce que a Associação promotora da candidatura é desde 2016 entidade acreditada junto do Comité do Património Cultural Imaterial.

Este é a primeira boa-prática portuguesa reconhecida pelo Comité do Património Cultural Imaterial. Recorde-se que o nosso país conta já com nove elementos inscritos nas Listas da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Assim, encontram-se já inscritos na Lista Representativa o “Fado, canção urbana popular de Portugal” (2011), a “Dieta Mediterrânica” (2013), o “Cante Alentejano, canto polifónico do Alentejo, sul de Portugal” (2014), a “Produção de Figurado em Barro de Estremoz” (2017), as “Festas de Inverno: Carnaval de Podence” (2019), a “Falcoaria, património vivo da humanidade” (2016, 2021) e as Festas do Povo de Campo Maior (2021). Encontram-se incluídos na Lista do Património Cultural Imaterial que necessita de uma salvaguarda urgente a “Manufatura de Chocalhos” (2015) e o “Processo de Confeção da Louça Preta de Bisalhães” (2016).

Saiba mais em: 

http://pontenasondas.org/?lang=pt-pt

-  Portuguese-Galician border ICH: a safeguarding model created by Ponte...nas ondas! - intangible heritage - Culture Sector - UNESCO

 

  • Partilhe