Foi publicado em março de 2021 o relatório que revela os resultados do inquérito “O mundo em 2030”, que visa obter uma visão individual de entre os desafios globais mais prementes para esta década. Deste modo, são identificadas as principais preocupações da população, e ainda são apresentadas potenciais soluções para estes problemas.

Dos 11 desafios, destacam-se as alterações climáticas e a perda da biodiversidade como desafio mais problemático, pelo que foi selecionado por 67% dos inquiridos, a violência e o conflito (44%), e ainda a discriminação e desigualdade (43%).

Quanto ao levantamento das soluções, a educação foi considerada a solução primordial para 7 dos 11 desafios presentes no inquérito, e solução número 2 para outros 3 desafios.

De ressaltar ainda uma consciencialização positiva por parte dos inquiridos, pelo que 95% assumiu a importância de ultrapassar os desafios globais. De acordo Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, “são necessários maiores esforços para abordar as preocupações específicas das pessoas, e o multilateralismo é a forma de o fazer. Restaurar a confiança no multilateralismo requer a implementação de projetos concretos e de impacto, e isto está no cerne do papel da nossa Organização.”

O relatório foi elaborado pela equipa Transformação Estratégica da UNESCO em 2020, e contou com mais de 15.000 inquiridos, atraindo maioritariamente a população jovem, dos quais 57% tinha menos de 35 anos. O relatório completo encontra-se disponível aqui.

 

  • Partilhe