O n.º de trabalhos apresentados à edição 2020/2021 do concurso Media@ção aumentou significativamente em relação aos anos anteriores, particularmente em relação a 2019-2020, o ano escolar mais atípico de todos, com o início da pandemia Covid-19. O júri agradece o empenho de alunos e professores e felicita todos por esta participação expressiva.

Recebemos 212 trabalhos, 39 na categoria 1.º/2.º ciclos e 173 na categoria 3.º ciclo/secundário. A participação de alunos de 1.º e 2.º ciclo mantém-se na proporção habitual mas, este ano, com a agravante de nenhum dos trabalhos recebidos ter atingido a qualidade necessária para lhe ser atribuído prémio. Há apenas um Menção Honrosa a distinguir um trabalho na categoria de 1.º/2.º ciclos, uma situação prevista no regulamento do Concurso.

Destacamos a subida do n.º de podcast em relação aos anos anteriores, sinal da valorização que este formato tem conhecido dentro e fora da escola. Destacamos igualmente o surgimento, através de estudantes de cursos profissionais e artísticos, de uma linha de trabalhos revelando grande domínio da linguagem audiovisual, uma vertente mais experimental e mensagens de cariz mais metafórico, poético ou mesmo filosófico. O tema “a minha experiência com os media em tempo de pandemia” prestava-se a abordagens múltiplas, o que deu origem a outra linha de trabalhos não menos interessantes, pela forma criativa como testemunham a relação vivida com os media, alguns dos quais acrescentando-lhe um toque de humor.

Atendendo a esta diversidade e riqueza e aos critérios de apreciação definidos no Regulamento, apresentam-se os resultados do concurso. Na categoria 3.º ciclo/secundário é atribuído o 1.º e o 2.º prémio a mais do que um trabalho, em situação ex aequo.

 

Categoria 1.º/2.º ciclos

Não foram atribuídos prémios, de acordo com o art.º 7.º do regulamento (ponto 5)

 

Menção Honrosa

Ad@ptação [vídeo]

Escola Básica Monsenhor Jerónimo do Amaral, Vila Real

 

Categoria 3.º ciclo/secundário

  • 1.º prémio ex aequo

Alziras sem vida [podcast]

Escola Básica e Secundária de Albergaria-a-Velha

 Zersetzung [vídeo]

Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa

 

  • 2.º prémio ex aequo

Duas janelas para o mundo [vídeo]

Escola Profissional do INA, Santo Tirso

 

Integrity [vídeo]

Escola Secundária du Bocage, Setúbal

 

O nosso diário de quarentena [vídeo]

Escola Secundária do Fundão

 

Menções Honrosas

A minha experiência com os media em tempo de pandemia [vídeo]

Escola Secundária de Vendas Novas

 

Espelhos [vídeo]

Escola Secundária du Bocage, Setúbal

Jogadores de xadrez [vídeo]

Escola Secundária du Bocage, Setúbal

Pandemedia  [vídeo]

Escola Básica Mosteiro e Cávado, Braga

Os trabalhos distinguidos serão publicados no canal Youtube do concurso à medida que recebermos os consentimentos informados.

Mais uma vez, devido à pandemia, não haverá cerimónia presencial de entrega de prémios e menções, pelo que os mesmo serão enviados para as escolas durante o mês de julho.

Ainda, alguns dos restantes trabalhos, não obstante fragilidades que possam ter, constituem testemunhos dos alunos sobre os tempos de confinamento que gostaríamos de preservar e divulgar, pelo que o júri irá efetuar as diligências necessárias para tal.

  • Partilhe