Portugal está presente como Estado Membro na 34ª sessão do Conselho de Coordenação Internacional (CCI) do Programa MaB que decorre, entre 13 e 17 de Junho, na sede da UNESCO, em Paris, e acaba de ser eleito para o Bureau do Conselho.

Em 2021, Portugal foi eleito para o Conselho tendo como Delegado nacional António Abreu, biólogo com vasta experiência no âmbito da temática das Reservas da Biosfera (RB) da UNESCO e coordenador do projeto EEA Grants “Reservas da Biosfera - territórios sustentáveis, comunidades resilientes”. O mandato é de 4 anos (2022-2025).

O Conselho Internacional de Coordenação do MaB é o principal órgão diretivo do Programa MaB sendo responsável pela aprovação de candidaturas e a integração de Reservas da Biosfera na Rede Mundial da UNESCO, bem como a exclusão ou modificações em RB existentes e outras decisões relevantes para a orientação e desenvolvimento do Programa.

O Conselho é composto por apenas trinta e quatro (dos 192 países) Estados Membros da UNESCO, eleitos pela Conferência Geral da UNESCO nas suas sessões ordinárias, tendo em devida conta a distribuição geográfica equitativa, a necessidade de assegurar uma rotação adequada, a representatividade destes Estados do ponto de vista da ecologia, biodiversidade e diversidade cultural nos grupos regionais da UNESCO, e as contribuições nacionais para o desenvolvimento do Programa MaB.

Portugal conta atualmente com 12 Reservas da Biosfera inscritas na Rede Mundial da UNESCO, uma Rede que conta com 727 RB distribuídas por 131 países.

 

Saiba mais em: https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco/reservas-da-biosfera-da-unesco

                            https://en.unesco.org/mab 

  • Partilhe