esd prize launch

Candidaturas abertas até 30 de abril, os projetos deverão ser apresentados à Comissão Nacional da UNESCO até 1 de abril.

Estão abertas as candidaturas para a quinta edição do Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O Prémio é atribuído todos os anos a três projetos e programas que se destacaram em prol da EDS e consiste num montante de 50 000 dólares dos Estados Unidos para cada um dos projetos.

Para a edição 2019, os governos de todos os Estados Membros, assim como as organizações não-governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO são convidados a propor até três candidaturas de pessoas, instituições ou organismos que desenvolvem atividades no domínio da EDS.

As candidaturas relativas a um projeto ou programa de EDS específico do candidato devem ser apresentadas em inglês ou em francês. Serão avaliadas por um júri independente composto por cinco peritos internacionais, que examinará o seu potencial de transformação, de integração e de inovação. Os projetos devem existir há pelo menos quatro anos, fazer prova de um elevado impacto, ser facilmente reprodutíveis e evolutivos e contribuir para um ou vários dos cinco domínios de ação prioritários do Programa de Ação Global para a EDS, assim como para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os candidatos não podem designar-se a si próprios. Os candidatos interessados devem contactar a Comissão Nacional da UNESCO.

As candidaturas devem ser apresentadas pela Comissão Nacional da UNESCO antes de 30 de abril de 2019, pelo que deverão ser apresentadas à Comissão Nacional da UNESCO (cnu@unesco.pt) antes de 1 de abril.

Este Prémio, financiado pelo Governo do Japão, foi criado em 2014 no âmbito do Programa de Ação Global. Os laureados deste ano serão anunciados pela Diretora-Geral da UNESCO em setembro. Além de receber uma recompensa monetária por ocasião de uma cerimónia oficial em Paris, todos os laureados são convidados a juntar-se à Rede de Parceiros do Programa de Ação Global para a EDS.

Mais informações.

  • Partilhe