ipbes report

"Proteger a biodiversidade é tão vital quanto lutar contra as alterações climáticas", afirmou a Diretora-Geral da UNESCO por ocasião da apresentação do Relatório Mundial da Biodiversidade.

O declínio da natureza não tem precedentes: existe um milhão de espécies em vias de extinção segundo o relatório da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES), divulgado na sede da UNESCO.

A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, refere que o relatório representa um alerta para o mundo. “Após a adoção deste relatório histórico, ninguém poderá alegar que não sabia. Não podemos continuar a destruir a diversidade da vida. É esta a nossa responsabilidade para com as gerações futuras”, disse.

“Este relatório recorda-nos a necessidade urgente de agir a favor da biodiversidade: o nosso património ambiental mundial. É urgente que nos mobilizemos todos para salvar o nosso planeta e, portanto, a humanidade. Proteger a biodiversidade é tão vital quanto lutar contra as alterações climáticas.”

No seio do Sistema das Nações Unidas, a UNESCO é um dos principais parceiros institucionais da IPBES, assim como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e apoiou e participou, desde o primeiro momento, nas diferentes etapas da sua criação.

O programa de Sistemas de Conhecimento Locais e Indígenas da UNESCO (LINKS) integra a Unidade de Suporte Técnico do Grupo de Trabalho do IPBES nesta matéria.

A UNESCO é a organização guardiã do conhecimento e do saber-fazer respeitadores da biodiversidade. Através dos seus programas, a Organização promove a coprodução do conhecimento científico, local e indígena, assim como a educação para o desenvolvimento sustentável.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera, que serve de abrigo para mais de 250 milhões de pessoas e  caminho para a reconciliação entre a vida humana e a natureza é um exemplo da contributo único da UNESCO na busca da harmonia entre o Homem e a natureza. No total, a rede de sítios UNESCO (que inclui os sítios Património Mundial, os Geoparques e as Reservas da Biosfera) protege mais de 10 milhões de km², uma área equivalente ao tamanho da China.

Estas redes interligam os cidadãos aos desafios mundiais. Estas interações entre os povos e o seu ambiente oferecem soluções e inovações em todos as áreas-chave da nossa vida: energia sustentável, economia verde, alimentação, saúde, transportes, lazer e ecoturismo e tratamento de resíduos.

A UNESCO apoia as reflexões sobre os desafios éticos, de paz e de segurança relacionados com a erosão da biodiversidade, promovendo e partilhando valores e culturas respeitadoras todas as formas de vida, incluindo a solidariedade entre gerações, e os outros seres vivos.

A UNESCO é um agente-chave na cooperação internacional, que mobiliza os cidadãos, os governos, as entidades privadas, as comunidades locais, os povos indígenas e os cientistas através dos seus programas e redes.

Sabia mais em: https://en.unesco.org/themes/biodiversity