unesco gnlc

membros da rede mundial de cidades de aprendizagem

A Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade.

A Rede integra cidades mais capazes de responderem às necessidade de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos, de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável. Fazem ainda parte de uma Rede dinâmica que visa criar laços, fomentar parcerias e construir competências. Esta Rede também oferece um contributo importante na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – particularmente o ODS 4 “Educação de Qualidade” e o ODS 11 “Construir cidades e comunidades sustentáveis”.

Portugal integra nesta Rede 11 Cidades de Aprendizagem – Câmara de Lobos; Mação; Cascais; Anadia; Lagoa (Açores); Praia da Vitória; Gondomar, Pampilhosa da Serra, Alcobaça, Setúbal e Cantanhede. Câmara de Lobos foi uma das 16 cidades galardoadas com o Prémio UNESCO Cidade de Aprendizagem 2017.

Formulário de candidatura

  • Partilhe