reuniao de peritos online trafico ilicito bens culturais

50º Aniversário da Convenção de 1970 (2020)

26 de junho de 2020 | 14:30 - 17:00 (hora de Paris)  / 15:30 - 18:00 (hora de Portugal)

A nossa era é marcada por muitos desafios, tais como o aquecimento global, a agitação civil, os conflitos armados e o extremismo violento. Estes acontecimentos expõem os bens culturais a uma grande ameaça, a do tráfico ilícito, tornando a luta contra este fenómeno um desafio para a sociedade nos últimos 50 anos.

Hoje, enfrentamos um novo desafio. A pandemia da COVID-19 afetou a nossa sociedade de muitas formas diferentes: em primeiro lugar, em termos de saúde e, em segundo lugar, em termos socioeconómicos e culturais. Face a uma crise sanitária mundial sem precedentes, a grande maioria dos países adotou medidas de contenção. Devido à prioridade dada às medidas de saúde e à restrição da circulação de pessoas, a vigilância dos sítios e museus culturais tem sido afetada. Isto conduziu a um aumento das escavações ilegais em sítios arqueológicos e do tráfico de bens culturais, incluindo online.

A reunião online de peritos da UNESCO  centrar-se-á na forma de combater o aumento das escavações ilegais e do comércio ilegal online durante a crise da COVID-19. Os objetivos passarão por compreender em que medida o tráfico ilícito de bens culturais tem sido organizado durante a atual crise, assim como a forma como estas vendas online estão a ser realizadas e como controlá-las. Este debate online abordará também as medidas tomadas pelos vários intervenientes para reforçar a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais e a forma como cada um de nós pode contribuir para combater este flagelo.

O debate terá lugar no dia 26 de Junho de 2020 e estão convidados a participar os peritos de todo o mundo, em dois painéis distintos, para partilhar as suas opiniões sobre a situação durante este período de crise e sobre as medidas prioritárias a tomar.

O debate será aberto e moderado por Ernesto Ottone R., Director-Geral Adjunto para a Cultura da UNESCO, e reunirá peritos internacionais em escavações ilegais e comércio online, incluindo Katie A. Paul e Amr Al Azm - Projecto ATHAR, Corrado Catesi - INTERPOL, Marian Schneider - UNIDROIT, Vincent Michel - Universidade de Poitiers, França, Mariya Polner - Organização Mundial das Alfândegas, Eva Martinez - Instituto de Antropologia e História das Honduras, Christos Tsirogannis - Universidade de Aarhus, Dinamarca, e Lazare Eloundou - UNESCO.

As Delegações Permanentes poderão acompanhar a reunião online através do canal da UNESCO no YouTube: https://www.youtube.com/unesco.

Se desejarem fazer perguntas aos peritos, enviem-nas para a caixa de correio da Convenção de 1970 (convention1970@unesco.org) antes e durante a reunião online.

  • Partilhe