educacao artistica

À semelhança dos anos anteriores, a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) celebrou, na 4ª semana de maio, a Semana da Educação Artística da UNESCO, que se comemora desde 2012.

Em 1999, no decorrer da 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a UNESCO apelou à promoção da Educação Artística nas escolas, promovendo  o papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, especialmente na promoção da diversidade cultural e a importância da criatividade e das artes para o desenvolvimento sustentável das sociedades.

Sob o tema "A diversidade das expressões artísticas" a Semana da Educação Artística decorreu entre 20 a 26 de maio, convidando à participação em dois painéis: "A arte como domínio integrante do saber" e "Educação Artística em projetos de intervenção social e cultural".

Foram assim promovidas atividades em diversas cidades do país, em colaboração com as Redes UNESCO, num mote comum: fomentar a cidadania ativa e a inclusão social, promover a paz, fomentar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida e a partilha de projetos.

20 de maio - Escola Secundária do Pinhal Novo

21 de maio - Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago

22 de maio - Escola Artística Soares dos Reis, Porto

24 de maio - Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Terceira, Açores

25 de maio - Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, Terceira, Açores 

 

21/05/2019

  • Partilhe