Decorreu no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma sessão de Homenagem aos Diplomatas Salvadores do período da II Guerra Mundial, organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros no âmbito do Projeto Nunca Esquecer – Programa Nacional em Torno da Memória do Holocausto.

O Projeto Nunca Esquecer teve início em 2020, por ocasião do octogésimo aniversário do salvamento de milhares de pessoas pelo então cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes.

Recorde-se que o Livro de Registo de Vistos concedidos por Aristides de Sousa Mendes integrou, em outubro de 2017, a lista de bens inscritos no Programa Memória do Mundo da UNESCO. 

Este livro constitui um testemunho único da II Grande Guerra e do drama vivido por milhares de refugiados obrigados a fugir dos territórios ocupados pelo poder Nazi e que, através do sul de França e da Espanha, conseguiram chegar a Portugal. Cada nome que figura nesta lista lembra-nos de uma vida que foi salva ou, em muitos casos, uma família inteira e, ainda, a coragem de um diplomata, Aristides de Sousa Mendes, cuja consciência e ação revelaram um respeito incondicional pelos Direitos Humanos.

A homenagem do dia 10 de dezembro contou com a intervenção do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Professor Augusto Santos Silva, da Comissária deste projeto, Dra. Marta Santos Pais, e moderação do Presidente do Instituto Diplomático, Embaixador José Freitas Ferraz. 

Após as intervenções, nos claustros do Palácio das Necessidades, junto a uma oliveira, símbolo de continuidade do espírito de proteção da dignidade humana e de solidariedade, foi descerrada uma placa evocando todos os diplomatas que salvaram vidas no contexto da II Grande Guerra, entre os quais avultam Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto de Lis-Teixeira Branquinho.

Gravação do evento: 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/cg51o0wn5Oc para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 Descerramento da placa de homenagem aos Diplomatas Salvadores Portugueses: 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/_bjQ2yd7Uk4 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

  • Partilhe