memoria do mundo ecalendario unesco

Porque há navios no meio de um deserto? Quem foram as primeiras mulheres a conseguirem ter o direito de voto? Qual é a origem do alfabeto?

Para o Dia Mundial da Criança, a UNESCO associou-se à Barbanera, para oferecer às crianças de todo o mundo uma incrível aventura com o objetivo de dar a conhecer a 'Memória do Mundo'.

O calendário electrónico tem por base 12 elementos do Registo Internacional da Memória do Mundo (MoW), importantes materiais históricos de todo o mundo. Todos os meses Nala e Leo, dois jovens personagens, levam os seus companheiros para uma parte diferente do mundo, onde descobrem um tesouro local e aprendem a sua importância como parte da história coletiva do mundo.

Bibliotecas, arquivos, museus, bem como escolas do ensino primário e básico podem utilizar o calendário eletrónico para promover uma aprendizagem ativa sobre o património cultural, promovendo desta forma o diálogo intercultural e a cidadania global entre as crianças, oferecendo-lhes ao mesmo tempo uma experiência de aprendizagem envolvente e divertida.

Conheça aqui os 12 registos do Programa Memória do Mundo que fazem parte deste calendário.

As histórias estão disponíveis em inglês, indonésio, espanhol e suaíli. São acessíveis através de computador e tablet e em breve estarão disponíveis através de uma aplicação (Apple - IOS e Android).

O Programa Memória do Mundo da UNESCO lançou este projeto no âmbito da sua estratégia para promover o património documental nas camadas jovens.

Para além do calendário eletrónico foi lançado igualmente um curso online para professores, que fornece ferramentas práticas e exemplos de planos de aula para integrar o Registo Internacional Memória do Mundo nas aulas de arte, história, língua e literatura.

Aceda ao calendário em: www.mowcalendar.org

  • Partilhe