Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

13 de fevereiro de 2018

Em 2018, a UNESCO dedica o Dia Mundial da Rádio ao tema da radiodifusão desportiva.A rádio é um instrumento muito eficaz para transmitir o entusiasmo dos eventos desportivos. É também um meio para veicular valores de fair play, de trabalho de equipa, de igualdade no desporto.
A rádio pode ajudar no combate contra os estereótipos racistas ou xenófobos que, lamentavelmente, se exprimem nos terrenos de jogo e fora deles. 

Permite cobrir um vasto leque de desportos tradicionais, muito além das equipas de elite. Constitui uma oportunidade para fomentar a diversidade, como uma força de diálogo e de tolerância.

A luta pela igualdade de género está no cerne deste esforço. De acordo com o Relatório Mundial de Monitorização dos Media, apoiado pela UNESCO, os media apenas dedicam 4% do conteúdo desportivo ao desporto feminino. Apenas 12% das informações desportivas são apresentadas por mulheres. A UNESCO envida esforços para melhorar a cobertura dos desportos femininos, lutar contra a discriminação sexual nas ondas de rádio, defender a igualdade de oportunidades nos media desportivos. A tarefa é imensa.

Neste Dia Mundial da Rádio, mobilizemo-nos para fazermos da rádio um media cada vez mais independente e pluralista. Unamos as nossas forças para celebrarmos o potencial da rádio desportiva para o desenvolvimento e para a paz.

Audrey Azoulay

  • Partilhe