unesco gnlc

A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.

A Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.

A Rede encontra-se aberta à adesão de todas as cidades empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida, não existindo o requisito de um número fixo de habitantes por localidade.

 

O que fazem as cidades de aprendizagem?

Promovem uma aprendizagem inclusiva desde a educação básica ao ensino superior

Revitalizam a aprendizagem nas famílias e no local de trabalho

Melhoram a qualidade e a excelência na aprendizagem

Fomentam uma cultura de aprendizagem ao longo da vida

 

Visualize AQUI o folheto da UNESCO sobre a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

Visualize AQUI o Folheto das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

Saiba mais sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em

https://uil.unesco.org/lifelong-learning/learning-cities

 

 

Rede das Cidades de Aprendizagem em Portugal:

  

Câmara de Lobos - 2017

assinatura protocolos passo a passo 4 large

Câmara Municipal

UNESCO

Facebook 

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos iniciou em janeiro de 2019 o projeto:

- "Passo a Passo", com o intuito de disponibilizar à população infantojuvenil apoio nas áreas da terapia da fala, psicologia, psicomotricidade e serviço social, promovendo o desenvolvimento global e a integração socieoeducativa da população alvo na comunidade. 

Mais informações aqui. 

 Mação - 2017

macao

Câmara Municipal

UNESCO

Facebook 

Instituto da Terra e da Memória 

A Câmara Municial de Mação tem como projeto principal:

- "Apheleia", em curso com o Instituto Politécnico de Tomar, recebeu o prémio do programa Erasmus+ como um "grande exemplo" do programa KA2 Erasmus+.

O projeto comum é coordenado pelo Instituto da Terra e da Memória, para estabelecer um Parque Arqueosocial inovador, que possa juntar artesanato antigo, conhecimento de práticas de agricultura tradicional e recriações de arqueologia experimental. Este projeto foi selecionado pelo seu impacto social e pelo seu objetivo de envolver diretamente 15% da população de Mação e em particular promover a interação entre crianças, jovens e idosos.

Os seus restantes projetos em curso incluem a integração total de todos os níveis de educação formal e não-formal.

Mais informações aqui

 Cascais - 2017

cascais donde los palacios se encuentran con el mar 4983 1000x666

Câmara Municipal

UNESCO

Facebook 

 

 Anadia - 2017

anadia expo cidadesaprendizagem siteunesco 2 min

Câmara Municipal

UNESCO

Facebook 

 A Câmara Municipal de Anadia tem como projeto:

- "Ser+" , cujo projeto tem como objetivos promover o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e escolares das crianças e jovens, e fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade cultural. Procura contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso na aprendizagem e estimular o desenvolvimento global, no respeito pelas suas características individuais, e, ainda, proporcionar um acompanhamento individualizado, nomeadamente ao nível pessoal e escolar.

Mais informações aqui. 

Lagoa (Açores) - 2017 

b1

Câmara Municipal 

UNESCO 

Facebook 

A Câmara Municipal de Lagoa tem como projetos:

- O projeto “Biblioteca na Rua”. Este tem como principais objetivos fortalecer a relação entre a biblioteca e a comunidade envolvente, criando oportunidades de leitura de fruição. Para isso foi desenvolvida uma forma criativa de a comunidade adquirir competências de leitura, através de uma unidade móvel.

- O “Sessões de História, Geografia e Cultura dos Açores”. A disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores com vista ao desenvolvimento de competências e conhecimentos da especificidade histórica, geográfica, económica, social, cultural e político-administrativa da Região Autónoma dos Açores.

- A “Descoberta e povoamento dos Açores”, este projeto visa perpetuar e valorizar a identidade açoriana, promover a aquisição de conhecimentos históricos, geográficos e culturais da região. 

- Um videojogo com o mesmo tema. Tem por objetivos principais promover as Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de educação e munir os alunos de um modo de aprendizagem apelativo que conjugue formas de ensino formal e não formal.

Mais informações aqui

Praia da Vitória - 2017

praia da vitoria

 Câmara Municipal 

UNESCO

Facebook 

 A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem como projetos os seguintes: 

- A "Hora do Conto", é uma atividade com o objetivo  de contribuir para o desenvolvimento culturo-educacional, fomentando o gosto pela leitura.

- O projeto "Reabilitação na Comunidade" tem como objetivo a intervenção nas áreas da psicologia, psicomotricidade, neuropsicologia, intervenção precoce, psicopedagogia, serviço social e apoio educativo. Visa a plena inserção da criança na comunidade. 

- O projeto "Oficina de Reciclagem de Natal" tem como objetivo a valorização dos resíduos e a reautilização dos mesmos. Pretende-se incutir o espírito da reutilização e noções básicas da política dos 3 R's. 

- A "Academia do Código Júnior" é um projeto inovador com o objetivo do ensino de programação aos alunos, através da plataforma UBBU, aos alunos do primeiro ano de ensino.

Mais informações aqui

Gondomar - 2017

gondomar logo

Câmara Municipal 

UNESCO 

Facebook 

 A Câmara Municipal de Gondomar tem como projetos:

- "Rede Gondomar Qualific@" é uma iniciativa inédita e pioneira a nível nacional, que visa a implementação de uma estratégia conjunta de reforço da qualificação escolar, profissional e pessoal dos cidadãos(ãs), contribuindo para a sua empregabilidade e inclusão social.

- "A Câmara e as Profissões vão à Escola" pretende dar a conhecer aos alunos as diversas profissões e a sua importância para a comunidade, despertando a curiosidade e a valorização das profissões dos pais, avós e familiares das crianças, assim como o trabalho desenvolvido pelos técnicos dos vários setores da autarquia.

- "Percursos D’Ouro" tem por intenção proporcionar a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, a descoberta e conhecimento do património natural, cultural e artístico do Município onde estudam, através de visitas a instituições, monumentos, locais de interesse, nas 7 freguesias que o integram, assumindo assim também uma dupla vertente de promoção turística do concelho.

Mais informações aqui. 

Pampilhosa da Serra - 2017

conversa de avos cmps cidade de aprendizagem unesco min

Câmara Municipal 

UNESCO

Facebook

Youtube 

A Câmara Mucipial da Pampilhosa da Serra tem como projetos:

- O "Programa Conversa de Avós"|"Atividades de Enriquecimento Curricular"|"Atividades de Animação e Apoio à Família"|"Programa Imagine.Create.Suceed"|"Programas de Férias"|"Projeto EPIS"|"Projeto “CM às 4ªs na Escola”|"Programa de Educação Parental"|"Plano Municipal para a Igualdade 2018/2021";

Em março de 2019 deu início a um projeto que pretende consciencializar todos os elementos de Instituições Educativas Concelhias para a tarefa do reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança. O Projeto tem por base a Abordagem Reggio Emilia e assenta na definição de um Projeto Educativo Concelhio que se assuma como um Manifesto Concelhio de Educação, orientando a prática de todos os elementos que, numa dinâmica relacional, pisam o palco educativo para princípios e valores focados na criança e nas suas necessidades. 

Mais informações aqui

Alcobaça - 2019

alcobaca

Câmara Municipal 

UNESCO

Facebook

 A Câmara Municipal de Alcobaça tem como projeto:

- A "Educação e aprendizagem", para a qual fortalecer uma visão pioneira e incentivar o ambiente criativo propício à partilha de conhecimento, cooperação e resolução coletiva de desafios; promover a melhoria do sucesso educacional através do desenvolvimento de atividades culturais; desenvolver, o espírito competitivo / colaborativo, criando ferramentas para novos desafios assim como as competências que possibilitem um crescente e crítico sentido e constante reflexão sobre o ambiente socioeducativo; contribuir para o crescimento da democratização cultural; são, na sua globalidade, objetivos que remetem para que ‘Educação e aprendizagem’ sejam sinónimos do ADN de Alcobaça.

Setúbal - 2019

setubal

Câmara Municipal 

UNESCO

Facebook

 

 

Cantanhede - 2019

cantanhede

 Câmara Municipal 

UNESCO

Facebook 

  



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Partilhe