unesco gnlc

A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.

A Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.

A Rede encontra-se aberta à adesão de todas as cidades empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida, não existindo o requisito de um número fixo de habitantes por localidade.

A Rede em Portugal integra atualmente as seguintes cidades: Câmara de Lobos; Mação; Cascais; Anadia; Lagoa-Açores; Praia da Vitória; Gondomar; Pampilhosa da Serra, Alcobaça, Setúbal, Cantanhede, Batalha, Loures, Ourém e Braga.

 

O que fazem as cidades de aprendizagem?

Promovem uma aprendizagem inclusiva desde a educação básica ao ensino superior

Revitalizam a aprendizagem nas famílias e no local de trabalho

Melhoram a qualidade e a excelência na aprendizagem

Fomentam uma cultura de aprendizagem ao longo da vida

Visualize AQUI o folheto da UNESCO sobre a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

Visualize AQUI o Folheto das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

Saiba mais sobre a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO em

https://uil.unesco.org/lifelong-learning/learning-cities

 

 

Rede das Cidades de Aprendizagem em Portugal:

Câmara de Lobos - 2016

  assinatura protocolos passo a passo 4 large

A educação é uma das prioridades de Câmara de Lobos, considerando que este é o meio fundamental para promover o desenvolvimento humano, entendido como condição básica para a qualidade de vida

Pedro Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/camara-lobos

 Mação - 2016

macao

Mação desenhou uma estratégia centrada na aprendizagem com três objetivos principais: consolidar a educação pré-universitária, por exemplo, através de uma série de projetos-piloto criados por escolas (como o projeto '100 por cento estudante'); estabelecer uma cultura de investigação na região através de parcerias com instituições de ensino superior, nomeadamente o Instituto Politécnico de Tomar, que criou um instituto de investigação com programas de doutoramento (Instituto Terra e Memória), e fomentar o envolvimento cívico por meio de iniciativas de aprendizagem com foco na qualidade de vida e bem-estar, como é o caso da Universidade da Terceira Agilidade

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/macao

 Cascais - 2016

cascais donde los palacios se encuentran con el mar 4983 1000x666

 O lema de Cascais é “Cascais: tudo começa com as pessoas”. É membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras (IAEC), e desde 1997, Cascais desenvolveu um plano de ação para a implementação do conceito de “Learning City” que se concentra em quatro eixos: uso da terra, pessoas, presente e futuro.

Saber mais em  https://uil.unesco.org/city/cascais

 Anadia - 2016

anadia expo cidadesaprendizagem siteunesco 2 min

O concelho de Anadia pretende fazer mais e melhor, receber e contribuir, partilhar e aprender, acompanhar e inspirar, colocando os cidadãos no centro das suas prioridades.

Maria Teresa Belém Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Anadia

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/anadia

Lagoa (Açores) - 2016

b1

Integrando a Rede Global de Cidades de Aprendizagem, a visão da Câmara Municipal de Lagoense foi a de estabelecer parcerias com cidades que compartilham interesses comuns e, assim, aceder, partilhar experiências e desenvolver ferramentas e estratégias de educação que impulsionem o desenvolvimento do município.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/lagoa

Praia da Vitória - 2016

praia da vitoria

 

Uma forma de enriquecer os recursos da cidade para continuar a desenvolver os seus projetos, nomeadamente a existência de uma Biblioteca Municipal dinâmica.

Dinamizar a cidade, através da troca de ideias e boas práticas entre as cidades, é a sua intenção, bem como criar estratégias de implementação que permitam às pessoas desenvolver competências e capacidades ao longo da vida

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/praia-da-vitoria

Gondomar - 2016

gondomar

Gondomar nomeou na sua candidatura, como missão principal, a identificação de necessidades educacionais para pessoas com deficiência; promover a participação nas atividades de aprendizagem e aumentar os espaços de aprendizagem na cidade.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/gondomar

Pampilhosa da Serra - 2016

conversa de avos cmps cidade de aprendizagem unesco min

O conceito Cidade de Aprendizagem reconhece a importância de aprender, promover a inclusão, encontrar a prosperidade e promover a sustentabilidade. Estes são os princípios que motivaram a Pampilhosa da Serra a aderir à Rede Global de Cidades de Aprendizagem. A cidade acredita que os desafios modernos só podem ser superados promovendo o aprendizado, que por sua vez capacita os indivíduos a superar as adversidades.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/pampilhosa-da-serra

Alcobaça - 2019

alcobaca

Fortalecer uma visão pioneira numa aposta da educação como caminho para a igualdade, estimular o ambiente criativo conducente à partilha da cooperação e da resolução coletiva de desafios, promover o sucesso educativo através do desenvolvimento de atividades culturais, desenvolver o espírito competitivo, habilidades paras o processo de construção de projetos de construção, foi o planeamento de uma cidade de aprendizagem apresentado pelo município de Alcobaça para a candidatura à Rede.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/alcobaca

Setúbal - 2019

setubal

Visão e motivação apresentadas para a candidatura: a aquisição de competências que permita a plena inclusão na sociedade com a construção de uma cidade mais democrática, justa e participada. Melhorar a autoestima da população, fomentar o empoderamento dos cidadãos que se refletirão no desenvolvimento da cidade no aumento da participação e da sustentabilidade.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/setubal

Cantanhede - 2019

cantanhede

  A cidade tornou-se uma cidade educativa através da necessidade de educar, de aprender, de imaginar (…), ser um educador, a cidade é, por outro lado, educada. Paulo Freire

A cidade propôs-se integrar a educação ao longo da vida no seu desenvolvimento estratégico, tendo em atenção valores, de qualidade, excelência, responsabilidade, equidade e inovação.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/cantanhede

Loures - 2020 

loures cidade aprendizagem
 

A proposta de candidatura à Rede Global das Cidades de Aprendizagem da UNESCO foi apreciada e aprovada por unanimidade na 64.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Loures, realizada em 17/06/2020, e, enquanto novo membro da Rede, a cidade procura inspiração, conhecimento e melhores práticas, mantendo o trabalho determinado para que cada munícipe encontre na ação do município um meio de valorização e desenvolvimento como pessoa e como cidadão.

 Saber mais em https://uil.unesco.org/city/loures

Batalha - 2020

loures_cidade_aprendizagem.jpg

 

A candidatura submetida pelo Município da Batalha à UNESCO radicou em diversas práticas em torno das acessibilidades (físicas e de conteúdos), com especial incidência para o projeto PLIP – Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada e que disponibiliza diversos formatos de livros a cidadãos portadores de deficiência, bem como os amplos recursos acessíveis disponibilizados no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/batalha

Ourém - 2020
ourem cidade aprendizagem
 

Ourém alberga atualmente cerca de 6.500 alunos e pretende continuar a desenvolver programas educativos e projetos direcionados para o desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar, além da promoção da inclusão dos migrantes e refugiados e das pessoas com deficiência e a promoção da igualdade de género.

 

Saber mais em https://uil.unesco.org/city/ourem

 

Braga - 2022

braga cidade aprendizagem

"Braga - a Roma Portuguesa" 

Braga, Inclusiva e Humanizada - Dar a cidade ao povo - Braga é uma cidade integradora, cultural, histórica, artística, 

inovadora, inclusiva e identitária. Resultamos numa Cidade Democrática na defesa da Aprendizagem ao

Longo da Vida.

Saber mais em https://www.cm-braga.pt/pt 



 

  • Partilhe