QUESTÕES MAIS FREQUENTES:

  1. Todas as escolas podem pertencer à Rede das Escolas Associadas da UNESCO?

Sim, todas as escolas desde o jardim de infância ao ensino superior podem pertencer à Rede das Escolas Associadas da UNESCO desde que os seus planos de estudo sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação.

  1. Quais os benefícios de pertencer a Rede de Escolas Associadas da UNESCO?

O estabelecimento de uma Rede de escolas interessadas em levar a cabo atividades que implementem uma educação de qualidade, partindo de uma dimensão ética e cultural. Tem um efeito multiplicador.

  1. Qual a diferença entre uma escola associada e uma escola não associada?

Uma escola associada concebe um projeto em favor de uma educação de qualidade, prosseguindo os quatro pilares de educação de Delors. Uma escola associada da UNESCO assume o compromisso de fomentar uma cooperação internacional e a paz; dinamizar os seus projetos no sistema educativo e no plano nacional e internacional difundir os resultados obtidos. Devem assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento e a colaboração com outros países são empreendedores e vitais. Devem igualmente constituir uma Rede, e promover a colaboração com diferentes parceiros nacionais e internacionais.

  1. A Comissão Nacional ou a UNESCO financia as escolas associadas da UNESCO?

Não, nem a Comissão Nacional nem a UNESCO são entidades financiadoras.

  1. O que são projetos-piloto?

São projetos experimentais e atividades levadas a cabo por um período específico de tempo desenvolvidas num dos 4 temas da ASPnet. As escolas devem também apresentar um relatório anual ou bienal, ao Coordenador Nacional.

  1. O que são projetos-farol?

São projetos experimentais e atividades levadas a cabo sobre questões específicas, ao nível regional, inter-regional ou internacional. Os participantes neste projeto são escolas da Rede das Escolas Associadas da UNESCO escolhidas em alguns países e são escolhidos pelos Coordenadores Nacionais, Coordenadores ao nível nacional e internacional para cada projeto.

  1. Uma Escola Associada pode desenvolver projetos com escolas não associadas?

Pode com certeza.

  • Partilhe