Um Geoparque Mundial da UNESCO é uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um Geoparque Mundial da UNESCO utiliza o seu património geológico, em conjunto com todos os outros aspetos do património natural e cultural da área, para aumentar a consciência e a compreensão de questões-chave com que a sociedade se depara, como a utilização sustentável dos recursos do Planeta, mitigando os efeitos das mudanças climáticas e reduzindo o impacto das catástrofes naturais.
Através de uma maior consciencialização da importância do património geológico da região na história e na sociedade, um Geoparque Mundial da UNESCO concede aos seus habitantes um sentimento de orgulho na sua região e fortalece a sua identificação com o território. A criação de iniciativas inovadoras locais, de novos postos de trabalho e de cursos de formação de alta qualidade é estimulada, enquanto novas fontes de receita são geradas através do geoturismo e os recursos geológicos são protegidos.
Em Portugal existem cinco Geoparques Mundiais da UNESCO, a saber Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela. O primeiro Geoparque português a integrar a Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, foi a Naturtejo em 2006, seguindo-se Arouca em 2009, Açores em 2013, Terras de Cavaleiros em 2014 e Estrela em 2020.
Rede Portuguesa dos Geoparques Mundiais da UNESCO
Sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO, a 30 de junho de 2022, foi criada a Rede Portuguesa dos Geoparques Mundiais da UNESCO dotada de um Comité de Coordenação. O Comité de Coordenação dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses integra, como membros efetivos, representantes da Comissão Nacional da UNESCO e representantes de cada um dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
Enquadrada pelos Estatutos do Programa Internacional para as Geociências e Geoparques, aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em 2015, através da Resolução 38C/14, nomeadamente, o disposto no ponto 4.4 das Linhas de Orientação Operacionais para os Geoparques Mundiais, a Rede Portuguesa dos Geoparques Mundiais da UNESCO e o seu Comité de Coordenação visa aprofundar o conhecimento, a troca de experiências e de boas práticas entre os seus membros, promover uma maior coordenação e acompanhamento de atividades bem como, o lançamento de iniciativas conjuntas e o aconselhamento de aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
Websites dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses:
tabela |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ligações úteis:
Geoparques Mundiais da UNESCO - site da UNESCO
- Geoparques Mundais Portugueses:
Facebook: https://www.facebook.com/GeoparquesPT
Instagram: https://www.instagram.com/geoparquespt/
Twitter: https://twitter.com/GeoparquesPT
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/geoparquespt/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvbnqQ8QVik5rmS_BXwaNUw
Recursos:
- Panfleto Geoparques UNESCO em Portugal 2023
- Desdobrável GeoFood - Alimentação local sustentável de um território com geologia única