Resultados da 1ª edição do Concurso de Fotografia "Património Mundial em Portugal"

Na sequência da dinamização do Concurso de Fotografia "Património Mundial em Portugal", promovido pela Rede do Património Mundial de Portugal, que decorreu de 28 de abril a 30 de setembro de 2023, e de acordo com o ponto 8.1 do Regulamento deste concurso, o júri distinguiu 3 fotografias:

Fotografia premiada: Biblioteca do Palácio Nacional da Mafra
Autor: Arlindo Homem

Fotografia vencedora concurso fotografia patrimonio mundial - Biblioteca Palácio Nacional Mafra

 

Menção Honrosa:Douro de ouro - Alto Douro Vinhateiro
Autor:  João Galamba de Oliveira

 mencao honrosa concurso patrimonio mundial - adv-douro_de_ouro_410

 

Menção Honrosa:A escada - Convento de Cristo em Tomar
Autor: António Tedim

 mencao honrosa concurso patrimonio mundial - ccristo_tomar-a_escada

Neste concurso foram recebidas 698 fotografias, das quais 244 cumpriram os critérios estipulados pelo regulamento.

O júri apreciou as fotografias elegíveis de acordo com os seguintes critérios: enquadramento na temática do concurso; originalidade da abordagem ao tema; qualidade técnica da fotografia e valor estético da fotografia.

A Comissão Nacional da UNESCO agradece a participação de todos os que concorreram a este concurso e felicita os nomeados.


1ª Reunião da Rede do Património Mundial de Portugal, Coimbra, 29 maio 2023 

10 anos inscricao coimbra

Decorreu no passado dia 29 de maio, na Universidade de Coimbra, a primeira reunião de 2023 da Rede do Património Mundial de Portugal. Nesta reunião foi analisado o Plano de Atividades da Rede para este ano, que inclui ações como a publicação de um livro comemorativo do 50º aniversário da Convenção do Património Mundial, concursos de fotografias e de trabalhos escolares, e diversas atividades conjuntas dos sítios Património Mundial de Portugal.

A Rede do Património Mundial de Portugal tem por objetivos promover a aproximação entre os sítios património mundial, através do debate de ideias sobre a gestão e reabilitação do património, do intercâmbio de conhecimentos e da discussão de questões de interesse mútuo, bem como na participação conjunta em projetos e iniciativas que gerem valor nas regiões onde se inserem e difundam o Património Mundial em Portugal e no Mundo.

A reunião da Rede foi seguida de uma conferência de imprensa organizada pela Universidade de Coimbra para divulgar o programa das comemorações do 10º aniversário da inscrição do bem “Universidade de Coimbra. Alta e Sofia” na Lista do Património Mundial (2013-2023).


Concurso de Fotografia "Património Mundial em Portugal"

Concurso de Fotografia
Coluna 1Coluna 2
concurso de fotografia

A Rede do Património Mundial de Portugal promove a 1ª edição do Concurso de Fotografia “Património Mundial em Portugal”. 

 

Objetivos:

a) promover a criatividade do ponto de vista da expressão visual;

b) valorizar, promover e divulgar o património mundial de Portugal;

c) Explorar a diversidade de representações associadas ao conceito de memória;

d) fomentar a expressão através da fotografia;

e) estimular o espírito artístico. 

Cada concorrente poderá candidatar-se, a título individual, submetendo no máximo, três fotografias, que poderão ter uma natureza mais figurativa ou mais abstrata, devendo, no entanto, estar relacionadas com o tema proposto.  

O concurso atribuirá um 1º prémio com o valor pecuniário de 5000 Euros.

Prazo para envio das fotografias à Comissão Nacional da UNESCO (cnu@mne.pt): 30 de setembro de 2023.

 pdf icon site Cartaz 

 pdf icon site Regulamento 

 pdf icon site Comunicado de Imprensa 


A Rede do Património Mundial de Portugal: 

logo rede patgrimonio   foto rede patrimonio

A 18 de julho de 2014, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, a Comissão Nacional da Unesco e os quinze gestores inscritos nos monumentos e sitios inscritos na lista de Património Mundial da UNESCO assinaram o acordo de cooperação para a Criação da Rede do Património Mundial de Portugal.

O património cultural e natural faz parte dos bens inestimáveis e insubstituíveis de toda a humanidade. A perda, por degradação ou desaparecimento, desses bens preciosos constitui um empobrecimento do património de todos os povos do mundo. Pode-se reconhecer, com base nas respetivas qualidades notáveis «um Valor Universal Excecional» a certos elementos do referido património que, por essa razão, merecem ser especialmente protegidos contra os perigos cada vez maiores que os ameaçam. Importa então, criar as condições, para um caminho que as regiões onde se inserem estes bens têm que percorrer nas próximas décadas assegurando o seu estatuto de Património Mundial mas também estimulando a economia e mobilizando as suas gentes no sentido de gerar valor desse reconhecimento internacional. 
Assumir os bens e as regiões onde se inserem como um todo, com uma oferta integrada, qualificada e complementar capaz de oferecer um património, uma cultura com os seus saberes fazer e artes, assim como os seus produtos endógenos, deve ser uma clara opção estratégica muito apoiada nestes bens Património Mundial que as diferenciam.
Partilhar experiências e saberes adquiridos ao longo dos últimos anos na gestão de bens tão diferentes e apelar à inteligência coletiva, à coordenação da ação no sentido de assegurar a participação ativa e construtiva é o que move os Gestores de bens Patrimoniais e a criação da Rede Património Mundial de Portugal.

 

Sítios Património Mundial em Portugal:  

sitios pm em portugal 2023

 

facebook logo Página de Facebook da Rede do Património Mundial de Portugal

  instagram logo    Conta de Instagram da Rede do Património Mundial de Portugal

 

               PUBLICAÇÕES

titulo
Coluna 1Coluna 2
30 anos portugal patrimonio mundial rpmp

Publicação - Portugal e o Património Mundial

Portugal and World Heritage

Guia - Rede do Património Mundial de Portugal - PT

guia rpmp en

Guia - Rede do Património Mundial de Portugal- EN

 

  • Partilhe