reservas de biosfera logotipo

Considerando as missões da Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e das Reservas da Biosfera Portuguesas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, e tendo estas por objetivos, contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural existente no seu território, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico; fomentar o turismo e o desenvolvimento sustentável e dinamizar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, a CNU, criou sob a sua égide, em 2011, informalmente a Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera.

À semelhança de Redes UNESCO noutras áreas esta rede procura contribuir para uma maior partilha de experiências, boas práticas e saberes, adquiridos na gestão das reservas da biosfera e que visam o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura, assim como o desenvolvimento sustentável da economia local.

As reservas da biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.

São objetivos desta Rede promover, designadamente:

  1. A aproximação entre as reservas da biosfera portuguesas;
  2. O intercâmbio de conhecimentos;
  3. A participação conjunta em projetos e iniciativas de promoção e divulgação dos territórios, colaborando na difusão do conceito de Reserva da Biosfera em Portugal e no Mundo.

 

mab

 Todos estes objectivos devem ser desenvolvidos e implementados respeitando os princípios fundadores da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO e recorrendo sempre ao Secretariado do Programa “O Homem e a Biosfera – MAB” da UNESCO para os esclarecimentos e aconselhamentos julgados necessários.

A Rede Nacional das Reservas da Biosfera visa-se seguir as seguintes linhas de ação:

  1. Atuar como uma rede para o intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências, informações, promoção e divulgação das reservas da biosfera Portuguesas;
  2. Colaborar ativamente com as entidades e atores envolvidos nos territórios das reservas da biosfera, bem como com as Redes e Programas UNESCO;
  3. Sensibilizar para a necessidade de preservar e conservar o património natural e cultural e garantir um desenvolvimento sustentável destes territórios, em conformidade com os objetivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e princípios orientadores da UNESCO;

  4. Promover atividades educativas conjuntas, enquadradas nos objetivos do Programa MAB, incluindo temáticas promovidas pelas Redes e Programas UNESCO;

  5. Incentivar atividades conjuntas de valorização dos territórios onde as reservas da biosfera se inserem, numa perspetiva de turismo sustentável, nomeadamente, através da visitação, mostras, participação em feiras de turismo nacionais e internacionais;

  6. Articular a ação da Rede Nacional de Reservas da Biosfera com o Comité Nacional MAB;

  7. Promover atividades culturais conjuntas de projeção nacional e internacional;

  8. Promover e concertar soluções entre as reservas da biosfera com vista a assegurar condições de elegibilidade para o financiamento de projetos transversais à Rede.

Portugal no Programa MAB

 

Constituição da Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera:

Fazem parte desta Rede representantes de cada uma das Reservas da Biosfera Portuguesas e a CNU. Esta Rede, poderá também contar com o apoio técnico de universidades portuguesas convidadas e de entidades relacionadas com estas matérias, que a Rede Portuguesa considere relevantes para a prossecução dos seus objectivos.

Atualmente estão inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera 12 Reservas da Biosfera Portuguesas: Boquilobo (1981), Corvo - Açores (2007), Graciosa - Açores (2007), Flores - Açores (2009), Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês –Xurés (Portugal/ Espanha) (2009), Berlengas - Peniche (2011), Santana - Madeira (2011), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Portugal/ Espanha) (2015), Fajãs de S. Jorge - Açores (2016), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional (Portugal/ Espanha) (2016), Castro Verde (2017) e Porto Santo - Madeira (2020).

Reservas da Biosfera em Portugal: 

mapa reservas biosfera unesco

  

pdf icon site Brochura Rede Nacional de Reservas da Biosfera 

video icon Webinar “As Reservas da Biosfera como Laboratórios de Sustentabilidade: Trabalhando para um mundo melhor”
- 3 de novembro de 2021
- Coorganizado entre a Comissão Nacional da UNESCO e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria.
- Inserido nas celebrações dos 50 anos do programa científico “O Homem e a Biosfera” da UNESCO (Man & Biosphere) – MAB. Apoio: Comité Nacional para o Programa MAB e das 12 reservas da biosfera Portuguesas.

 

Websites das Reservas da Biosfera da UNESCO Portuguesas: 

bio paul do boquilobo   bio acores
Reserva da Biosfera do Boquilobo  Reserva da Biosfera do Corvo Açores
 bio acores  bio acores
Reserva da Biosfera da Graciosa Açores Reserva da Biosfera das Flores Açores

 

bio geres

 bio berlengas
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés
Reserva da Biosfera das Berlengas Peniche
bio santana   bio meseta iberica
Reserva da Biosfera de Santana Madeira
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica
bio fajas reserva biosfera transfronteirica tejo tajo internacional logo  
Reserva da Biosfera das Fajãs de S. Jorge Açores
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo /Tajo Internacional 
 reserva biosfera castro verde logo reserva biosfera porto santo 
Reserva da Biosfera de Castro Verde  Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo 
  • Partilhe