Considerando as missões da Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e das Reservas da Biosfera Portuguesas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, e tendo estas por objetivos, contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural existente no seu território, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico; fomentar o turismo e o desenvolvimento sustentável e dinamizar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, a CNU, criou sob a sua égide, em 2011, informalmente a Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera.
À semelhança de Redes UNESCO noutras áreas esta rede procura contribuir para uma maior partilha de experiências, boas práticas e saberes, adquiridos na gestão das reservas da biosfera e que visam o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura, assim como o desenvolvimento sustentável da economia local.
As reservas da biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.
São objetivos desta Rede promover, designadamente:
- A aproximação entre as reservas da biosfera portuguesas;
- O intercâmbio de conhecimentos;
- A participação conjunta em projetos e iniciativas de promoção e divulgação dos territórios, colaborando na difusão do conceito de Reserva da Biosfera em Portugal e no Mundo.
Todos estes objectivos devem ser desenvolvidos e implementados respeitando os princípios fundadores da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO e recorrendo sempre ao Secretariado do Programa “O Homem e a Biosfera – MAB” da UNESCO para os esclarecimentos e aconselhamentos julgados necessários.
A Rede Nacional das Reservas da Biosfera visa-se seguir as seguintes linhas de ação:
- Atuar como uma rede para o intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências, informações, promoção e divulgação das reservas da biosfera Portuguesas;
- Colaborar ativamente com as entidades e atores envolvidos nos territórios das reservas da biosfera, bem como com as Redes e Programas UNESCO;
-
Sensibilizar para a necessidade de preservar e conservar o património natural e cultural e garantir um desenvolvimento sustentável destes territórios, em conformidade com os objetivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e princípios orientadores da UNESCO;
-
Promover atividades educativas conjuntas, enquadradas nos objetivos do Programa MAB, incluindo temáticas promovidas pelas Redes e Programas UNESCO;
-
Incentivar atividades conjuntas de valorização dos territórios onde as reservas da biosfera se inserem, numa perspetiva de turismo sustentável, nomeadamente, através da visitação, mostras, participação em feiras de turismo nacionais e internacionais;
-
Articular a ação da Rede Nacional de Reservas da Biosfera com o Comité Nacional MAB;
-
Promover atividades culturais conjuntas de projeção nacional e internacional;
-
Promover e concertar soluções entre as reservas da biosfera com vista a assegurar condições de elegibilidade para o financiamento de projetos transversais à Rede.
Constituição da Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera:
Fazem parte desta Rede representantes de cada uma das Reservas da Biosfera Portuguesas e a CNU. Esta Rede, poderá também contar com o apoio técnico de universidades portuguesas convidadas e de entidades relacionadas com estas matérias, que a Rede Portuguesa considere relevantes para a prossecução dos seus objectivos.
Atualmente estão inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera 12 Reservas da Biosfera Portuguesas: Boquilobo (1981), Corvo - Açores (2007), Graciosa - Açores (2007), Flores - Açores (2009), Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês –Xurés (Portugal/ Espanha) (2009), Berlengas - Peniche (2011), Santana - Madeira (2011), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Portugal/ Espanha) (2015), Fajãs de S. Jorge - Açores (2016), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional (Portugal/ Espanha) (2016), Castro Verde (2017) e Porto Santo - Madeira (2020).
Reservas da Biosfera em Portugal:
Brochura Rede Nacional de Reservas da Biosfera
Webinar “As Reservas da Biosfera como Laboratórios de Sustentabilidade: Trabalhando para um mundo melhor”
- 3 de novembro de 2021
- Coorganizado entre a Comissão Nacional da UNESCO e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria.
- Inserido nas celebrações dos 50 anos do programa científico “O Homem e a Biosfera” da UNESCO (Man & Biosphere) – MAB. Apoio: Comité Nacional para o Programa MAB e das 12 reservas da biosfera Portuguesas.