A paz é mais do que a ausência da guerra, é vivermos juntos com as diferenças uns dos outros – de género, etnia, língua, religião e cultura – ao mesmo tempo que alimentamos o respeito universal pela justiça e os Direitos Humanos em que essa mesma coexistência se baseia. Assim, a paz está permanentemente em construção e necessita da participação de todos, tratando-se de uma escolha que engloba um diálogo sincero com os outros indivíduos e comunidades.
Hoje, mais do que nunca, é necessário promover valores, atitudes e comportamentos que fomentem o diálogo, a não-violência, a tolerância e a reaproximação de culturas, princípios centrais à Declaração Universal da Diversidade Cultural da UNESCO. A Paz está no centro da missão da UNESCO, pelo que contribuir para um pluralismo cultural assente em trocas culturais e contactos entre indivíduos e grupos de diferentes raízes culturais se torna fundamental.
O diálogo entre culturas é, portanto, um fator essencial para a construção de uma cultura de paz. Simultaneamente, tem um papel muito importante na coesão social, já que as sociedades são cada vez mais heterogéneas e possuem elementos de diferentes origens culturais. Este fenómeno faz das sociedades um organismo extremamente rico e em constante mudança. Para além disso, o diálogo intercultural contribui ainda para a riqueza das produções culturais e artísticas, já que favorece sincretismos e o surgimento de diferentes leituras e interpretações de um único bem cultural.
A Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022) parte da noção de que a segurança internacional e a inclusão social apenas podem ser alcançadas mediante o trabalho conjunto dos diferentes países e culturas. Tem como objetivo a erradicação do preconceito e dos estereótipos que lhe dão origem através do diálogo intercultural.
A Plataforma Online da Rota da Seda pretende fomentar o diálogo entre as culturas historicamente ligadas pelas Rotas da Seda, percursos que se revelaram essenciais nas ligações euro-asiáticas. A plataforma apresenta e explica as rotas e a sua importância, promovendo uma reaproximação não só das diferentes comunidades envolvidas, mas também de todos os que tenham interesse em conhecê-las de forma mais profunda.
O Prémio UNESCO-Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da Não-Violência foi estabelecido em 1995 para galardoar atividades nas áreas das ciências, das artes, da cultura e da comunicação que promovam os valores da tolerância e da não-violência. Em 1998, foi ainda criado o Prémio UNESCO-Sharjah para a Cultura Árabe. Este prémio é entregue a cada dois anos aos indivíduos, grupos ou instituições que contribuam para o desenvolvimento, divulgação e promoção da cultura e arte árabes. Numa época de globalização e mudanças sociopolíticas profundas, estas iniciativas fomentam o entendimento mútuo e a interculturalidade.
Ligações úteis
Década Internacional para a Aproximação das Culturas – Recursos
Década Internacional das Pessoas de Descendência Africana
Recursos