Na era da globalização, as transformações sociais ocorrem a um ritmo cada vez mais acelerado. Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.
Torna-se urgente encontrar soluções para estes problemas e para prevenir o seu aprofundamento e/ou surgimento em novas regiões do globo. Os mecanismos de prevenção e resolução têm de ser baseados em valores como a paz, a inclusão, a dignidade humana e a igualdade e promover o entendimento mútuo, a tolerância e a aceitação da diferença.
A UNESCO tem vindo a desenvolver diversas iniciativas promotoras da inclusão social, com o objetivo de contribuir para a erradicação da pobreza, da discriminação e da intolerância. Estas metas, que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, requerem um trabalho conjunto dos governos e de todos os membros da sociedade civil para que haja uma aproximação das diferentes culturas e resolução dos problemas sociais como a discriminação, o racismo e a desigualdade.
Entre os projetos existentes destaca-se o Programa MOST (Gestão das Transformações Sociais), um programa científico intergovernamental para as ciências sociais que pretende promover redes entre governos, a comunidade científica e a sociedade civil que conduzam a mudanças sociais positivas. Este programa tem duas grandes prioridades: a inclusão social e as transformações sociais causadas pelas mudanças climáticas.
A UNESCO tem também um Laboratório de Políticas Inclusivas, que visa apoiar a construção de políticas que promovam a inclusão social nas diferentes áreas. Este Laboratório desempenha um papel importante nas áreas da formação e do apoio a equipas de criação de políticas inclusivas.
Com vista à integração de iniciativas de nível local, foi criada em 2004 a Liga Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis – ICCAR (anteriormente denominada Liga Internacional de Cidades contra o Racismo), com o objetivo de estabelecer uma rede de cidades que promovem a partilha de experiências no âmbito da luta contra o racismo, a discriminação, a xenofobia e a exclusão.
A Iniciativa UNESCO para as Alterações Climáticas visa mitigar os efeitos das alterações climáticas, avaliar os riscos dos desastres naturais causados por mudanças climáticas e monitorizar os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente nos sítios Património Mundial e nas Reservas da Biosfera. Esta Iniciativa pretende ainda promover a educação para o desenvolvimento sustentável, uma vez que para diminuir os efeitos das alterações climáticas e proteger o Ambiente é fundamental que a mudança se inicie na mente das pessoas – Changing Minds Not The Climate.
Ligações úteis
Liga Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis – Boas Práticas
International Social Science Journal
Exposição “Nós e os Outros: Do Preconceito ao Racismo” no Muséé de l’Homme
Recursos
Quadro de Ação Analítica da UNESCO para a Elaboração de Políticas Inclusivas |
||