O que é a Diversidade das Expressões Culturais?

Veja o filme:

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/kkF_5FyzIGI para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 

A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais incide sobre as múltiplas formas de expressão cultural que resultam da criatividade dos indivíduos, dos grupos e das sociedades e que possuem conteúdo cultural com um significado simbólico, com uma dimensão artística e com valores culturais que têm na sua origem identidades culturais e as exprimem. Essas expressões culturais – independentemente dos meios de comunicações e tecnologias utilizados – são transmitidas através de actividades, bens e serviços culturais cuja dupla natureza, económica e cultural, é reconhecida pela Convenção, razão pela qual não podem ser tratados como meros objectos de negociação comercial.

O objetivo primordial da Convenção é o fortalecimento dos cinco elos inseparáveis da mesma cadeia, a saber: criação, produção, distribuição/difusão, acesso e fruição das expressões culturais veiculadas pelas atividades, bens e serviços culturais – nomeadamente nos países em desenvolvimento.

Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais

Creative Cities 2014 

A Rede de Cidades Criativas visa desenvolver a cooperação internacional entre cidades e incentivando-as a estabelecer parcerias em prol do desenvolvimento em sintonia com as prioridades globais da UNESCO  "cultura e desenvolvimento" e "desenvolvimento sustentável".

Saiba mais

reshaping cultural policies 2018    declaracao univ. unesco sobre diversidade cultural

   

Imagem RelatórioDiv    rsz creative economy report    IFCD2

    

  • Partilhe