Os museus são instituições que procuram representar a diversidade natural e cultural da Humanidade, desempenhando um papel essencial na proteção, preservação e transmissão do património.
(Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu papel na Sociedade)
Os museus são muito mais do que locais onde são exibidos e conservados objetos. Para além de serem um meio de proteção do património material e imaterial e da diversidade cultural e natural existentes, os museus desempenham um papel de grande relevância na promoção de uma economia local e regional criativa e agem como plataformas de discussão e debate nos campos social e cultural, já que focam questões complexas e incentivam a participação da sociedade civil.
Da mesma forma que o turismo cultural aumentou de forma acentuada nas últimas décadas, o número de museus em todo o mundo passou de 22 mil em 1975 para 55 mil hoje em dia. Portugal acompanha esta tendência, possuindo mais de 700 museus atualmente.
A UNESCO não só apoia os museus, com especial atenção aos que estão em risco, e promove a preservação do património, como também contribui para a capacitação de especialistas na inventariação, documentação e conservação de coleções. Para além disso, tem intervindo ativamente no combate ao tráfico de objetos culturais. Todos estes aspetos estão contemplados na Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu papel na Sociedade (2015), que destaca o papel dos museus na preservação, pesquisa, comunicação e educação.
Para atingir todos os estes objetivos, a UNESCO coloca em prática iniciativas como o Fórum de Alto Nível para Museus, que teve lugar na China em 2016. O Fórum destacou temas como as tendências dos novos museus, a proteção de objetos e coleções culturais, quadros éticos e tecnológicos para os museus e a promoção do envolvimento das populações. Frisou ainda a importância da cooperação internacional e da Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu Papel na Sociedade. O debate de todos estes temas resultou na Declaração de Shenzhen sobre Museus e Coleções.
No domínio da capacitação de especialistas na área, a UNESCO, em conjunto com o Conselho Internacional de Museus (ICOM), possui um Programa de Formação em Estudos Museológicos, que pretende capacitar atuais e futuros profissionais da área de forma integrada e profunda.
![]() |
|
O programa #Unite4Heritage foi criado com o objetivo de combater o extremismo violento e a destruição de património e vê os museus como um meio essencial na sensibilização para a proteção do património.
© UNESCO
Ligações Úteis
O papel dos museus na sociedade (vídeo) VER
Museus para o diálogo de culturas e civilizações
Publicações
|
|
|
|
|
|
|
|