PROCESSO DE CONFEÇÃO DA LOUÇA PRETA DE BISALHÃES
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©Município de Vila Real |
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©Paulo Araújo |
2016 – Lista do Património Cultural Imaterial2016 – Lista do Património Cultural Imaterialque Necessita de uma Salvaguarda Urgente
Bisalhães, em Portugal, é conhecida como “a terra dos produtores de potes e panelas” ou, mais especificamente, o local onde é produzido o barro preto. Executada com fins decorativos e para confeção dos alimentos, a prática tradicional encontra-se inscrita no brasão de armas da aldeia e constitui parte integrante da identidade da comunidade, sendo os antigos métodos ainda hoje utilizados para criar peças semelhantes às do passado. A produção de louça preta comporta vários passos. Primeiro, a argila é esmagada com um martelo de madeira num tanque de pedra antes de ser peneirada. Depois de acrescentar água, o barro é amassado, as várias partes da peça moldadas e a peça é alisada com um seixo e decorada com diversos motivos. Finalmente, as peças são cozidas em fornos ao ar livre. A divisão do trabalho tem evoluído ao longo do tempo, sendo a preparação da argila atualmente executada pelos homens, enquanto as mulheres procedem à decoração. Além disso, a argila usada no processo é hoje proveniente de fábricas de telha locais em vez de ser extraída de poços. Transmitida quase exclusivamente através de laços de parentesco, o futuro da prática encontra-se em perigo devido a um número decrescente de artesãos, diminuto interesse das gerações mais novas para continuar a tradição e a procura generalizada de recipientes alternativos produzidos de forma industrial.
BISALHÃES BLACK POTTERY MANUFACTURING PROCESS
2016 - List of Intangible Cultural Heritage2016 - List of Intangible Cultural Heritagein Need of Urgent Safeguarding
Bisalhães in Portugal is known as ‘the land of pot and pan producers’ or more specifically, where black pottery is made. Designed for decorative and cooking purposes, the traditional practice that features on the village’s coat of arms has been an important part of the community’s identity, with old methods still used today to create pieces resembling those of the past. Several steps are involved in making black pottery. First, the clay is crushed with a wooden hammer in a stone tank before it is sifted, water added to it, then kneaded, formed, defined using various laths, smoothened by pebbles, decorated using a stick and finally fired in a kiln. The division of work has evolved over time with the labour-intensive clay preparation now assigned to men, while women still mainly decorate the pots. Furthermore, clay used in the process is now sourced from local tile factories instead of being extracted from pits. Transmitted almost exclusively through kinship ties, the future of the practice appears in jeopardy due to a diminishing number of bearers, waning interest from younger generations to continue the tradition and popular demand for industrially-made alternatives.
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